Sign In

Resgate de 26 aves silvestres em cativeiro em São Pedro da Aldeia

Operação ambiental resgata 26 pássaros silvestres em cativeiro em São Pedro da Aldeia

Operação Resgata 26 Pássaros Silvestres em São Pedro da Aldeia Durante Semana do Meio Ambiente

No sábado, 1º de junho, a 8ª Unidade de Polícia Ambiental (UPAM) realizou uma importante operação em , cidade situada na Região dos Lagos. A ação resultou no resgate de 26 pássaros silvestres que estavam sendo mantidos ilegalmente em cativeiro em uma residência localizada na Estrada da Cuia D’Água. Este evento foi parte das atividades da Semana Mundial do Meio Ambiente, destacando a importância da proteção à fauna local.

Detalhes da Ação Policial

Durante patrulhamento de rotina, os agentes ambientais avistaram diversas aves presas em gaiolas penduradas em muros e árvores, uma cena que, segundo moradores da área, é comum aos domingos, quando os pássaros são exibidos. No entanto, não foi encontrado nenhum responsável no local para atender às autoridades. Com base no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que proíbe a manutenção de animais silvestres em cativeiro sem autorização, as aves e materiais relacionados com caça foram prontamente apreendidos.

Materiais Apreendidos

Além das aves, os policiais encontraram e recolheram duas armas de chumbinho — uma espingarda calibre 5.5 e uma pistola calibre 4.5 — assim como alçapões e outros equipamentos utilizados para capturar e transportar os animais.

Destino dos Pássaros Resgatados

Os pássaros recuperados foram transferidos para o Programa de Saúde Animal na Fazenda Parque dos Animais em Rio das Ostras, no dia seguinte à operação. Após uma avaliação veterinária e as devidas autorizações do órgão ambiental municipal, os animais foram soltos em seu habitat natural. Todo o processo de libertação foi registrado em vídeo e acompanhado da emissão de um laudo correspondente, assegurando a transparência e eficácia da operação.

Espécies Resgatadas

Dentre as 26 aves resgatadas, estavam 18 coleiros, três canários-da-terra, dois tizius, dois tico-ticos e um garibaldi. A diversidade das espécies destaca a riqueza da avifauna local e a necessidade de esforços contínuos para sua proteção.

A ocorrência foi formalmente registrada sob o número 126-01690/2025, garantindo que a ação e seus resultados sejam devidamente documentados e possam servir de base para futuras operações e políticas públicas de preservação ambiental.

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Foto de Editorial GRDL

Editorial GRDL

Editorial do Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Últimas Notícias

Destaques