Protestos contra demolição de quiosques na Praia das Conchas, em Cabo Frio

cadastre-se aqui

Trabalhadores do quiosque na Praia das Conchas, em , manifestaram-se na manhã desta quinta-feira (17) contra a desocupação e demolição dos imóveis que estão hoje na orla.

A Associação Hoteleira de se reúne na manhã desta quinta-feira no Hotel La Plage para tratar do assunto com a Prefeitura.

Entre elas está a Cabana do Pescador, construída na década de 1940 e famosa em todo o país após ter sido usada como set de gravação da novela Avenida Brasil. No episódio, o espaço é usado como casa de praia de Tufão, personagem interpretado pelo ator Murilo Benício.

As ordens de demolição são expedidas pela Justiça Federal. O imóvel, sem autorização prévia da Secretaria do Património da União, apropria-se ilegalmente de terreno da Marinha do Brasil, e área de uso comum da população, bem como da área de proteção ambiental da Praia das Conchas, refere a decisão.

Após a decisão, o Ministério Público Federal emitiu nota informando à Prefeitura Municipal de Cabo Frio que teria então 45 dias para demolir o prédio e limpar o local para recuperação do meio ambiente.

A decisão judicial gerou protestos de trabalhadores que alegavam não ter onde trabalhar e, além disso, devido à importância histórica e cultural da Cabana do Pescador, que possui 80 anos de história., a população e as instituições ligadas ao turismo da região ficaram indignadas.

Patrimônio histórico da Cabana do Pescador.

A sociedade civil e entidades ligadas ao turismo, como a Associação de Hotéis de Cabo Frio, entraram com uma petição junto à Alerj e outras na tentativa de impedir a demolição da Cabana do Pescador.

Na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o Deputado Gustavo Tutuca (PP) e o Deputado Dr. Serginho (PL), protocolaram um projeto de lei onde o espaço seria incluído no Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro, portanto o Imóvel não pode ser demolido. Mas ainda não há previsão de que seja votado no plenário.

Na Câmara Municipal de Cabo Frio, outro projeto de lei, mas agora do vereador Davi Souza (PDT), será votado em caráter de urgência nesta quinta-feira (17) com o mesmo objetivo: declarar patrimônio cultural da Cabana do Pescador, da história e da arquitetura de Cabo Frio. Se aprovado, a demolição da propriedade é permanentemente proibida.

cadastre-se aqui
Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]