Prolagos expande rede de coleta de esgoto em São Pedro da Aldeia

spot_img

São Pedro da Aldeia avança na ampliação da rede de esgoto

O município de está recebendo melhorias significativas em seu sistema de saneamento básico com a construção de um novo trecho de 230 metros de rede coletora de esgoto. A nova instalação está localizada nas imediações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pediátrica, situada na Rodovia Amaral Peixoto, no bairro Balneário São Pedro. Este trabalho representa uma parte importante do investimento em saneamento que a Prolagos iniciou este ano em , abrangendo ainda os municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios e Iguaba Grande, com o objetivo de aprimorar tanto o esgotamento sanitário quanto a distribuição de água na região.

A implantação inclui não apenas a rede de esgoto, mas também mais de 130 metros de tubulação de bombeamento, além de uma nova estação elevatória subterrânea. Esta infraestrutura será responsável por transportar os resíduos até a Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, garantindo que os efluentes sejam interceptados e não se depositem na Lagoa de Araruama.

“A ampliação da rede de esgoto é uma medida essencial para melhorar a qualidade de vida dos residentes e para a preservação do meio ambiente. Com essa ação, proporcionamos benefícios diretos a todos os moradores da região e contribuímos para a manutenção da Lagoa de Araruama, que é um importante patrimônio da nossa cidade e um motor para a economia, a pesca e o turismo”, afirmou Marcos Vinícius Araújo, que é o gerente de Engenharia da Prolagos.


Histórico de investimentos em saneamento na região

Desde o início dos anos 2000, a concessionária Prolagos já construiu 38 km de rede de esgoto no formato de cinturão nos municípios onde opera. Para ampliar ainda mais essa infraestrutura, em 2022, iniciou um projeto para a construção de mais 26 km de rede de esgoto. Esse novo trecho já foi implementado em várias localidades, como o bairro Campo Redondo, junto ao condomínio Olga Zacarias em , em frente ao Mercado Municipal do Peixe, no Porto do Carro e no Canal Palmer, em Cabo Frio, além da Praia dos Ubás, em Iguaba Grande, e na Vila Industrial em Arraial do Cabo.

Para fortalecer ainda mais a proteção da Lagoa de Araruama, novas obras do cinturão estão programadas para começar em áreas como o Recanto das Dunas, Vila do Sol e Perynas, todas localizadas em Cabo Frio, além de Nova São Pedro e Canal do Mossoró, em . Estas intervenções estão previstas para serem iniciadas ainda neste ano. No próximo ano, a Prolagos também planeja atuar nos trechos do Rio Salgado, em Iguaba Grande, e no Canal da Marinha, em São Pedro da Aldeia.

Os aportes financeiros realizados até o momento têm gerado uma série de melhorias na qualidade ambiental da Lagoa de Araruama. Isso tem contribuído para o retorno das atividades de esportes aquáticos, para o desenvolvimento do turismo local, que é vital para a criação de empregos e geração de renda, além de ter proporcionado um aumento na atividade pesqueira. Em 2023, duas praias da laguna, Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, e Ubás, em Iguaba Grande, foram contempladas com o selo internacional Bandeira Azul, um reconhecimento de sua qualidade ambiental. Neste ano, as mesmas praias estão buscando a renovação do selo, juntos com a Praia do Caiçara, localizada em Arraial do Cabo.

Desde 2021, a Universidade Veiga de Almeida tem monitorado a evolução ambiental da Lagoa de Araruama, e os resultados já mostram um aumento de 26% na produção pesqueira entre 2022 e 2023, com a captura passando de 263 para 332 toneladas. Esse aumento é um sinal positivo da recuperação da saúde ambiental da lagoa e do impacto das obras de saneamento na região.

Com essas ações, a Prolagos reafirma seu compromisso com a melhoria das condições de vida da população local e com a proteção de um dos mais importantes recursos naturais da região.

Fonte da Notícia: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]