Macaé: Projeto Nutriafro de Macaé Desperta Interesse do IDR de Maricá
O projeto Nutriafro, lançado na rede municipal de ensino de Macaé em agosto, agora despertou o interesse do Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR) da Secretaria de Educação da Prefeitura de Maricá. Representantes do IDR visitaram a Escola Municipal de Educação Infantil Professor José Bruno de Azevedo para conhecer mais sobre o projeto.
A comitiva de Maricá foi recebida na escola e teve a oportunidade de assistir a uma apresentação teatral dos alunos, além de compartilhar um almoço especial com uma moqueca de peixe, um prato de origem afro e indígena. A coordenadora de Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Macaé, Kátia Magalhães, destacou a importância de trazer elementos culturais para as escolas, proporcionando uma oportunidade para os professores abordarem essa temática de forma mais ampla.
O Nutriafro tem como objetivo principal incorporar alimentos exclusivos das dietas dos povos africanos e indígenas ao cardápio escolar, seguindo as leis que tratam da obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo escolar. O projeto busca promover o conhecimento da comunidade escolar sobre a diversidade da culinária ancestral e a contribuição dos povos africanos e indígenas na construção da identidade brasileira.
O IDR de Maricá enviou três representantes, Luciane Vieira, Rodrigo Palomo e Cristiane Mattos, para compreender melhor como Macaé está lidando com questões relacionadas à Cultura Afro-Brasileira. O IDR é responsável por produzir, reunir e organizar estudos e indicadores sociais sobre Maricá, visando fornecer à administração pública elementos para a elaboração de políticas sociais mais efetivas e adequadas.
A receptividade positiva do projeto
A diretora geral da Escola, Joana Muzi, destacou a receptividade positiva do projeto por parte dos professores e alunos, ressaltando que não houve nenhuma rejeição. A pequena aluna Manuela Arruda da Silva Mendes, de apenas cinco anos, expressou sua aprovação pelo Nutriafro, aprendendo desde cedo a importância de ajudar as pessoas.
Nutrição e valorização das culturas afro-brasileiras e indígenas
O Nutriafro busca construir uma escola antirracista, promovendo experiências não apenas de sabores, mas também de saberes culturais. O cardápio especial é oferecido mensalmente em todas as unidades escolares municipais, acompanhado por ações pedagógicas que visam valorizar as culturas afro-brasileiras e indígenas.
É importante ressaltar a relevância desse tipo de projeto, que promove a valorização da diversidade cultural presente no Brasil e contribui para a formação cidadã dos alunos. Além disso, o Nutriafro também integra de forma inovadora a alimentação saudável e equilibrada, fornecendo aos estudantes refeições nutritivas e saborosas.
A iniciativa em Macaé despertou o interesse de outras cidades como Maricá, que buscam conhecer e implementar ações semelhantes em suas escolas. O intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os municípios é fundamental para o aprimoramento desses projetos e para o fortalecimento da educação intercultural.
Conclusão
O projeto Nutriafro em Macaé tem recebido reconhecimento e despertado interesse de outras cidades, como é o caso de Maricá. A visita dos representantes do IDR à Escola Municipal de Educação Infantil Professor José Bruno de Azevedo demonstra a importância de promover a cultura afro-brasileira e indígena nas escolas, proporcionando experiências enriquecedoras aos estudantes e valorizando a diversidade presente em nosso país. Iniciativas como esta contribuem para a formação de cidadãos conscientes e críticos, além de promoverem a valorização da culinária ancestral e a construção de uma identidade brasileira mais inclusiva.
Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos