Projeto gratuito oferece experiências de surf e SUP para mulheres na Região dos Lagos, Arraial do Cabo – RJ.

Projeto oferece vivências gratuitas de surf e SUP para mulheres da Região dos Lagos | Arraial do Cabo - Rio de Janeiro

Projeto Águas de Gaia oferece vivências gratuitas de surf e SUP para mulheres da Região dos Lagos

Iniciando suas atividades em nesta semana, o projeto Águas de Gaia baseia-se na inclusão social, saúde integrada e conscientização ambiental, com foco no empoderamento feminino. As vivências são direcionadas às mulheres das comunidades locais e abrangem atividades como surf, stand up paddle (SUP) e práticas corporais oceânicas. Essa é a primeira vez que o projeto é realizado no estado do Rio de Janeiro, sendo que em Cabo Frio as atividades tiveram início no último domingo. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo perfil do projeto no Instagram (@aguas.de.gaia).

As vivências gratuitas visam proporcionar às mulheres a oportunidade de aprenderem e praticarem esportes aquáticos, como o surf e o stand up paddle. Em Cabo Frio, as oficinas são voltadas para o surf, e contam com a parceria da Associação de Moradores Caminho de Búzios. Já em , as aulas são de stand up paddle, em parceria com a Associação dos Pescadores Artesanais no Parque das Garças Integrada (APESCARPGIN).

Ao todo, serão realizadas 28 vivências em cada cidade, com datas que podem ser alteradas de acordo com as condições climáticas. O projeto é realizado pelo Instituto Incentivar e viabilizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte. Conta com o patrocínio do Instituto Aegea e Prolagos, empresa responsável pelos serviços de saneamento básico em cinco municípios da Região dos Lagos, e também com parcerias locais em cada núcleo.

“Apoiamos iniciativas como essa porque entendemos que podemos ir além do saneamento na promoção da saúde das comunidades que atendemos. Ao incentivar o esporte para as mulheres, promovemos o empoderamento feminino e levamos mais qualidade de vida e dignidade”, destaca Aline Araújo, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos, um dos patrocinadores do projeto.

O projeto Águas de Gaia teve início em 2021 e já passou por sete cidades de quatro estados diferentes, com a participação de mais de 800 mulheres em mais de 160 vivências. Os encontros têm como objetivo fortalecer a ligação das mulheres com o mar, proporcionando momentos de superação e transformação. A fundadora do projeto, Cristiane Brosso, destaca que a prática de esportes aquáticos, como o surf, contribui para a saúde mental e empoderamento feminino.

Além das atividades esportivas, o projeto também promove a inclusão social, oferecendo alimentação, transporte e cuidadoras para que as mães possam participar das vivências. O projeto também capacita mulheres da comunidade local para atuarem como instrutoras de surf e consciência corporal, gerando renda comunitária.

Para se inscrever no projeto, basta entrar em contato pelo perfil oficial no Instagram (@aguas.de.gaia).

Cronograma das vivências:

Águas de Gaia – Arraial do Cabo:
Datas e horários: às quintas-feiras, a partir de 25 de abril, das 8h às 13h
Instituição parceira: PESCARPGIN – Associação dos Pescadores Artesanais no Parque das Garças Integrada

Águas de Gaia – Cabo Frio:
Datas e horários: aos sábados, das 8h às 13h
Instituição parceira: Associação de Moradores Caminho de Búzios

O projeto Águas de Gaia busca promover o empoderamento feminino por meio da prática de esportes aquáticos, incentivando a conexão com a natureza e a valorização do feminino. Com a participação de mulheres locais em toda a operação, o projeto visa não apenas oferecer vivências esportivas, mas também gerar impacto positivo nas comunidades atendidas.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]