Semana do Meio Ambiente em São Paulo promove uma série de atividades para conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais. A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do estado de São Paulo, juntamente com suas coordenações e empresas vinculadas, está realizando uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece anualmente em 5 de junho.
O objetivo dessa iniciativa é conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais. A Semil está promovendo diversas atividades ao longo da semana, incluindo plantio de mudas, exposições, oficinas e distribuição de sementes.
A programação teve início no dia 2 de junho, com um dia de atividades gratuitas para a população no Parque Ecológico do Tietê. Além disso, estão previstas inaugurações, seminários, debates e visitas de campo nos dias seguintes.
No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Governo do Estado de São Paulo lançará um grande pacote de ações voltadas para a resiliência climática dos municípios paulistas. Além disso, ao longo da semana, serão realizados vários eventos, com destaque para o lançamento do Fundo de Aval de Eficiência Energética (FAEE), que oferece apoio para as pequenas e médias empresas instaladas no estado de São Paulo financiarem projetos de eficiência energética e modernização tecnológica.
Confira a programação completa:
– Lançamento da Semana do Meio Ambiente: ocorrerá no Parque Ecológico do Tietê, com plantio de mudas e distribuição de sementes de Jussara.
– Abertura da exposição “Algoritmo Selvagem Reset”: exposição que busca diminuir o engajamento de conteúdos nas redes sociais que exploram a imagem de animais silvestres como pets, humanizados ou interagindo com pessoas e que contribuem para o aumento do tráfico de animais silvestres.
– Abertura da exposição sobre o impacto da linha de pipa na fauna silvestre: exposição que conscientiza os visitantes sobre o impacto da linha de pipa na fauna silvestre, por meio de imagens de acidentes e lesões causadas por linha de pipa nos animais.
– Bioblitz: Bichos do Parque Ecológico do Tietê: ação que visa promover o conhecimento e a valorização sobre a diversidade faunística do Parque Ecológico do Tietê (PET) e uma maior aproximação de seus visitantes com a natureza.
– Oficina de enriquecimento ambiental na reabilitação de animais silvestres: oficina em que os participantes irão confeccionar itens que serão utilizados no enriquecimento ambiental de psitacídeos (papagaios, araras e maritacas), visando a reabilitação para soltura.
– Programa: Por Dentro da Conservação: visita de escolas às instalações do CECFau, com foco em apresentar os cuidados envolvidos com as espécies de animais ameaçados de extinção mantidas pelo Centro.
– Inauguração da unidade do programa Meu Pet em Dois Córregos: inauguração do consultório veterinário no município de Dois Córregos e anúncio de mais sete unidades no Estado de SP.
– Workshop: Avanços da Pesquisa Ambiental com o Programa de Desenvolvimento de Infraestrutura e Pesquisa (PDIP/FAPESP): evento que apresentará como a modernização da infraestrutura de pesquisa proporcionada pela FAPESP permitiu avançar no conhecimento técnico-científico e nas ações de inovação tecnológica.
– Dia de Campo – Operação SP Sem Fogo: balanço das ações de preparação para a fase vermelha, exposição de equipamentos e orientações sobre os riscos e impactos dos incêndios florestais.
– Soltura de alevinos no Sistema Produtor Alto Tietê: ação da Sabesp que tem como objetivo colaborar para a proteção do meio ambiente e a estabilidade dos ecossistemas locais, através da soltura de peixes em rios da bacia do Alto Tietê-Cabeceiras.
– Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente: evento que contará com o anúncio de um pacote de ações voltadas para a resiliência climática.
– Comemoração aos 10 anos da Comissão Pró-Primatas Paulistas (CPPP): programação que contempla palestras com temas relacionados à conservação de primatas no Estado de São Paulo.
– VI Expoambiente de Iguape: evento que busca conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente.
– Conferência EcoCidadã do DAEE Escola das Águas: Palestras e Visita monitorada: evento que contará com palestras sobre as mudanças climáticas e o impacto delas no litoral paulista, além de uma visita monitorada ao Parque Ecológico do Tietê.
– Visita técnica ao Programa Nascentes, em Joanópolis: visita a propriedades que integram o Programa Nascentes e roda de conversa com proponentes de projeto do programa.
– Lançamento do Sistema de Monitoramento Automático da Qualidade das Águas (SIMQUA): bate-papo entre Cetesb, DAEE, Sabesp e convidados para apresentação e operação do SIMQUA.
– Lançamento do Fundo de Aval de Eficiência Energética (FAEE): fundo que oferece apoio para as pequenas e médias empresas instaladas no estado de São Paulo financiarem projetos de eficiência energética e modernização tecnológica.
– Visita ao PSA Guardiões da Floresta, Parque Estadual Jaraguá, Aldeia Jaraguá: visita ao Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) Guardiões da Floresta, que repassa mensalmente recursos para famílias de indígenas desenvolverem projetos de monitoramento territorial, restauração florestal e manejo, e turismo de base comunitária.
– Cinema Ecológico na Floresta: sessão de cinema no Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA).
Essa programação diversificada busca envolver e engajar a comunidade nas questões ambientais, além de promover a conscientização sobre a importância da preservação dos recursos naturais. São atividades educativas e interativas que visam estimular a reflexão sobre a contribuição de cada um no desafio contínuo de preservação do meio ambiente.