Professores de Saquarema recebem treinamento em primeiros socorros

Profissionais de educação de Saquarema recebem capacitação de primeiros socorros | Saquarema

Saquarema: Profissionais de educação de Saquarema recebem capacitação de primeiros socorros

Foto: Divulgação/Prefeitura de

A Prefeitura de deu continuidade ao ciclo de capacitação em primeiros socorros para os profissionais da educação no último sábado, dia 11. O objetivo é capacitar todo o corpo técnico das creches e escolas municipais para efetuar os primeiros procedimentos de socorro e resgate, com foco na Lei Lucas.

Saquarema foi o segundo município do Estado do Rio de Janeiro a implementar a capacitação em atendimento à Lei Federal nº 13.722, sendo o primeiro de toda a Baixada Litorânea a concretizar essas ações. A capacitação se iniciou em 2022 e busca atender toda a Rede Municipal de Educação.

A importância dessa capacitação ficou evidente em um recente caso ocorrido em uma escola pública municipal. A funcionária da rede municipal de saúde, Renata de Souza Pinto, possui uma filha que estuda na escola e, no dia anterior ao curso, a menina de 7 anos se engasgou. Graças à capacitação recebida pelas funcionárias da escola, que aplicaram a manobra de Heimlich, a criança voltou a respirar.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Saquarema
Foto: Divulgação/Prefeitura de Saquarema

A mãe da criança, Renata, enfatizou a importância do curso de Primeiros Socorros para a equipe da escola. Segundo ela, o conhecimento das profissionais salvou a vida de sua filha e a gratidão vai além das funcionárias, alcançando todos os envolvidos no desenvolvimento e implementação dessa capacitação.

A parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação tem possibilitado grandes ações na cidade. Em particular, o curso de primeiros socorros tem feito a diferença no cuidado com os alunos. As capacitações ocorrem em diversos equipamentos de educação, seguindo uma agenda programada.

A Lei Lucas, nome atribuído em referência ao menino Lucas Begalli, foi criada devido à tragédia ocorrida em 2017, na cidade de Campinas – SP. Lucas morreu aos 10 anos de idade, vítima de asfixia mecânica por falta de primeiros socorros, enquanto participava de uma excursão escolar e engasgou com um pedaço de salsicha de cachorro-quente.

A capacitação em primeiros socorros é essencial para que os profissionais da educação estejam preparados para lidar com situações de emergência no ambiente escolar. A prefeitura de Saquarema reconhece essa importância e tem investido na formação dos seus profissionais, visando a segurança e o bem-estar dos alunos.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Saquarema
Foto: Divulgação/Prefeitura de Saquarema

Com a realização dessa capacitação, espera-se que mais vidas possam ser salvas em casos de emergência, promovendo um ambiente educacional mais seguro e preparado para lidar com imprevistos. Além disso, essa ação coloca Saquarema como um exemplo a ser seguido por outros municípios, demonstrando a preocupação com a segurança e o cuidado com os alunos.

A capacitação em primeiros socorros não só fornece conhecimento técnico, como também estimula a formação de uma cultura de cuidado e prevenção na comunidade escolar. Os profissionais capacitados podem disseminar esse conhecimento entre seus colegas, alunos e até mesmo suas famílias, contribuindo assim para a formação de uma sociedade mais consciente e preparada.

A Prefeitura de Saquarema, por meio dessa iniciativa, mostra seu compromisso em garantir a segurança e o bem-estar de seus alunos, investindo na formação e capacitação dos profissionais da educação. Ações como essa evidenciam a importância de valorizar a vida e de estar preparado para enfrentar situações de emergência, tornando a cidade de Saquarema um lugar mais seguro e acolhedor para todos.

Fonte: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]