Florianópolis introduz ônibus elétrico em seu sistema de transporte público
Os habitantes de Florianópolis, carinhosamente chamada de Floripa, capital do estado de Santa Catarina, verão a chegada de um novo modelo de ônibus nas suas ruas. Após a realização de um treinamento específico, os motoristas do Consórcio Fênix terão a responsabilidade de operar um ônibus elétrico em diversas linhas da cidade. Esta inovação entrará em operação a partir da quinta-feira, dia 24 de outubro, e o ponto de recarga estará localizado no Terminal Integrado do Centro (TICEN).
Rafael Hahne, secretário de Transportes e Infraestrutura, destaca que este ônibus é um projeto piloto que visa preparar tanto os motoristas quanto toda a estrutura da cidade para a adoção dessa nova tecnologia: “Esse é um ônibus teste, vamos preparar os motoristas e o sistema para receber essa nova tecnologia. Recebemos recentemente um aporte do PAC para adquirir ônibus elétricos e o processo está em aprovação na Câmara de Vereadores, mas sabemos que é uma tecnologia importante para o meio ambiente e modernização da frota”.
O veículo a ser utilizado é do modelo Azure A12 BR, com 12 metros de comprimento, fabricado pela TEVX Higer, uma das líderes globais na fabricação de ônibus elétricos. Com capacidade para transportar até 76 passageiros, este ônibus possui uma bateria de 385 kWh, que pode ser totalmente recarregada em até 3 horas. Sua autonomia média alcança 300 quilômetros, um desempenho que pode ser melhorado pelo sistema de freios regenerativos.
Carlos Eduardo Souza, conhecido como Cadu, CEO da TEVX Higer, expressa sua empolgação em trazer essa tecnologia para Florianópolis. Ele ressalta a importância de avançar no conceito de cidades inteligentes e sustentabilidade através do transporte totalmente elétrico. “Estamos animados em trazer nossa tecnologia para as ruas de Florianópolis, ajudando as cidades a avançarem com o conceito de cidade inteligente iniciando a partir do transporte 100% elétrico de maneira sustentável e mais eficiente. Queremos demonstrar que é possível oferecer um serviço de qualidade, confortável e que beneficie a saúde de todos”, afirma Cadu.
O ônibus já está em operação em outras localidades do Brasil, como Cascavel (PR) e Belém (PA), além de ser apresentado em demonstrações em várias cidades, incluindo Campinas (SP), Curitiba (PR), Salvador (BA) e São José dos Campos (SP). A estrutura do veículo é do tipo monobloco, um design que proporciona maior rigidez estrutural, eficácia energética e redução de peso em relação aos ônibus que utilizam chassis e carroceria separados.
Para assegurar o máximo conforto aos passageiros, o ônibus conta com tomadas USB em todos os assentos, possibilitando o carregamento de diversos dispositivos eletrônicos, tanto para os que ocupam os bancos quanto para os que estão em pé. Além disso, o veículo oferece Wi-Fi integrado e um sistema de ar-condicionado ecológico, que possui saídas de ar individuais e janelas tratados com filtro UV, assegurando um ambiente agradável.
A acessibilidade é outro ponto forte do modelo Azure A12 BR. O ônibus apresenta piso totalmente baixo, um sistema de suspensão que permite o abaixamento do veículo, uma área dedicada a cadeiras de rodas com assentos rebatíveis e uma rampa de acesso que facilita o embarque e desembarque dos passageiros. Para aumentar a segurança durante as manobras, o ônibus é equipado com um painel digital, retrovisores e câmeras externas que expandem a visibilidade do motorista.
O prefeito Topázio Neto salienta que, além de serem menos poluentes, esses ônibus elétricos produzem menos ruído e contribuem para a redução de custos operacionais a longo prazo. “Além de menos poluentes, esses veículos são silenciosos e também vão economizar combustível. A longo prazo, com a ampliação da frota, irão diminuir o custo do sistema”, explica o prefeito.
Os usuários que desejarem utilizar o ônibus poderão utilizar cartões convencionais, como os de estudante, cidadão e cartões especiais. As tarifas cobradas serão as mesmas definidas para os demais veículos do transporte público da cidade. O serviço será implementado ao longo das seguintes linhas, que foram priorizadas de acordo com a demanda e outros critérios técnicos:
- 184 – UDESC via Beira Mar
- 188 – TICEN – UFSC
- 138 – Volta ao Morro Sul via Lauro Linhares
- 320 – TILAG-TICEN via Beira Mar
- 630 – Corredor Continente