Prefeitura e TJRJ de Saquarema firmam parceria para reabertura do Projeto Violeta

Prefeitura de Saquarema e TJRJ assinam convênio para reinauguração do espaço do Projeto Violeta | Saquarema

Saquarema: Prefeitura de Saquarema e TJRJ assinam convênio para reinauguração do espaço do Projeto Violeta

A Prefeitura de e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) assinaram um convênio para a reinauguração do Projeto Violeta no município. O projeto, que foi vencedor do Prêmio Innovare em 2014, tem como objetivo oferecer um atendimento de qualidade para mulheres vítimas de violência doméstica.

Divulgação/Prefeitura de

O Projeto Violeta já havia sido implementado em Saquarema, porém, agora conta com um convênio que visa diminuir o tempo e aumentar a qualidade do atendimento em todas as etapas do processo de proteção às mulheres.

A cerimônia de assinatura do convênio contou com a presença da prefeita de Saquarema, Manoela Peres, do juiz Andrew Maciel, do promotor de justiça Rodrigo Guimarães, do comandante da Polícia Militar da Região dos Lagos, capitão Amarildo Filho, do policial civil Renato Leitão, entre outros representantes das instituições envolvidas.

Melhor atendimento e rapidez

O convênio prevê um atendimento otimizado, com a redução do tempo entre o registro e a medida protetiva, além do julgamento prioritário dos casos de violência praticadas contra as mulheres. Para complementar a assistência, uma equipe multidisciplinar formada por profissionais da área psicossocial, como psicólogos e assistentes sociais, e da segurança, como a Guarda Maria da Penha, estará disponível.

Com o Projeto Violeta, todo o processo de violência doméstica é concluído em aproximadamente quatro horas. Após o registro da queixa na delegacia, o caso é encaminhado para a apreciação de um juiz, que ouve e orienta a vítima. Ao final do processo, a vítima já sai com uma decisão judicial. O projeto também prevê a implantação de Grupos Reflexivos para os agressores.

Compromisso com a dignidade das mulheres

Durante a cerimônia de assinatura do convênio, o juiz Andrew Maciel destacou o compromisso do TJRJ em oferecer um atendimento digno e especializado às mulheres. Ele ressaltou que a reinauguração do Projeto Violeta representa um grande avanço no combate à violência contra a mulher e na prevenção de novos casos de agressão.

A prefeita Manoela Peres ressaltou a importância do Projeto Violeta para garantir a segurança e o acolhimento das mulheres. Ela enfatizou que a atenção é fundamental em um momento tão difícil para as vítimas.

O espaço do Projeto Violeta está localizado na Rua Coronel Madureira, número 320, no Centro de Saquarema. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações e orientações, o número de contato é (22) 2655-6143.

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]