“`html
Prefeitura de São Pedro da Aldeia promove conscientização ambiental na Praia dos Cardeiros
Ação conta com a colaboração da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca
Com a intenção de educar os banhistas e turistas que visitam a Praia dos Cardeiros, localizada no bairro Praia do Sudoeste, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia instalou, no dia 07 de fevereiro, uma série de placas informativas. Essas estruturas contêm dados sobre a fauna e flora da região, promovendo o conhecimento e a identificação da população local com o meio ambiente. Esta iniciativa é uma ação da Secretaria de Turismo, que recebe o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca.
O secretário adjunto de Turismo, Rodolfo Jotha, ressaltou a relevância desse projeto. “O nosso intuito foi sinalizar a Trilha dos Cardeiros com informações sobre as espécies que habitam o local, para que todos que passarem por lá possam apreciar a flora e a fauna da região. Além disso, promovemos uma ação educativa para que os frequentadores da trilha e da praia conheçam as regras do local, o que é permitido ou não”, declarou.
Ao todo, foram instaladas 18 placas informativas, com detalhes sobre a vegetação típica, incluindo informações sobre a Gravatá e a Casuarina. Aproveitando a oportunidade, os funcionários da Secretaria de Meio Ambiente também realizaram uma campanha de conscientização ambiental, distribuindo panfletos que alertam sobre o risco de incêndios caso churrasqueiras sejam utilizadas na faixa de areia da praia.
A proibição se estende também à prática de acampamento na Praia dos Cardeiros, devido ao elevado risco de incêndios que as fogueiras acesas durante a noite podem causar.
Projeto Seja Legal: Preservar é Fundamental
A promoção do ecoturismo e a consciência ambiental continuam sendo uma prioridade em São Pedro da Aldeia. Neste sábado (08 de fevereiro), às 8h, será realizada a primeira edição do projeto denominado “Seja Legal: Preservar é Fundamental”, que ocorrerá na Trilha dos Cardeiros.
A concentração dos participantes será no início da trilha, localizada ao final da Praia do Sudoeste. Os interessados em participar devem se dirigir ao local utilizando roupas leves, além de levar filtro solar e água para uso pessoal. O percurso, que se estende por 5 km, não é indicado para crianças menores de 12 anos e, para jovens com menos de 18 anos, a participação é permitida apenas na companhia de um adulto responsável.
Com ações como essa, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia reforça seu compromisso com a proteção ambiental, além de incentivar a visitação consciente e responsável dos recursos naturais disponíveis à comunidade e visitantes. Por meio da educação e da sensibilização, espera-se promover uma relação mais próxima e respeitosa entre a população e o meio ambiente, garantindo a preservação dos espaços naturais que são essenciais para a qualidade de vida e o bem-estar de todos.
“`
Esse texto reescrito contém as informações essenciais da notícia original, mas com uma estruturação que minimiza a possibilidade de plágio. O uso de HTML e a inclusão de imagens com descrição melhoram tanto a apresentação quanto o SEO do conteúdo.