Prefeitura de Maricá apresenta resultado de ação conjunta no Maricarnaval 2024

Prefeitura de Maricá divulga balanço de força tarefa no Maricarnaval 2024

Força tarefa realizada pela Prefeitura de Maricá durante o Maricarnaval 2024

A Prefeitura de realizou uma força tarefa entre os dias 9 e 14 de fevereiro durante o Maricarnaval 2024. O objetivo foi garantir a segurança e a mobilidade dos foliões nas ruas da cidade durante o evento. A ação contou com a participação das secretarias de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran), Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop) e Proteção e Defesa Civil, além da Guarda Municipal e da Coordenadoria de Postura.

Trabalho conjunto das secretarias

Mais de 300 profissionais da Sectran, entre agentes, orientadores, apoios e voluntários, foram mobilizados para atuar no entorno dos palcos e ruas de acesso aos circuitos dos blocos. O grupo contou com o auxílio de veículos como viaturas, carros de apoio operacional e motocicletas.

A equipe também foi responsável por interdições diárias de vias e bloqueios momentâneos para a realização de blocos que não faziam parte dos circuitos principais. Para minimizar o impacto no tráfego, foram criados sistemas viários binários provisórios.

A Seop atuou na fiscalização durante o evento, realizando notificações, apreensões de veículos e averiguações de denúncias feitas pelo Disk SEOP. Além disso, foram conduzidas sete pessoas à delegacia. O efetivo foi composto por cerca de 233 agentes por dia, incluindo a Guarda Municipal e o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).

Atuação da Coordenadoria de Postura

No 3º e 4º distritos de , a Coordenadoria de Postura contou com quase 200 profissionais por dia, entre apoios, fiscais e coordenadores. Durante o Maricarnaval, foram substituídas mais de 10 mil garrafas de vidro por recipientes de plástico e 50 ambulantes autorizados acompanharam os blocos.

Segurança nas praias de Maricá

Para garantir a segurança nas praias do município, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil disponibilizou 45 postos de salvamento, quatro tendas de atendimento e identificação de crianças. A equipe atuou com 682 agentes, 15 viaturas, três embarcações e um reservatório móvel de água. Durante o período, foram realizados 600 atendimentos a frequentadores e turistas, identificadas 12.345 crianças, realizadas 6.744 prevenções no mar e efetuados 65 salvamentos.

A equipe de combate a incêndios em vegetação rasteira realizou 63 rondas e registrou 11 ocorrências. Já nas áreas lagunares, foram realizadas 103 rondas e registradas seis ocorrências. A Defesa Civil também emitiu quatro boletins meteorológicos e realizou três vistorias prévias. Durante o Maricarnaval, foram feitas duas interdições totais e uma remoção de morador em Itaipuaçu.

Atendimento nas unidades de Saúde

As unidades de Urgência e Emergência de Maricá registraram um grande número de atendimentos durante o carnaval. O Hospital Conde Modesto Leal, localizado no Centro, recebeu 2.234 pacientes, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã atendeu 1.941 pessoas e na Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPAM) Santa Rita, em Itaipuaçu, foram registrados 1.628 atendimentos.

No setor de trauma referenciado do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, foram contabilizados 374 atendimentos. O local recebe pacientes com lesões causadas por ações externas ao corpo. Além disso, o SAMU realizou 94 atendimentos durante o período carnavalesco.

Em resumo, a Prefeitura de Maricá mobilizou várias secretarias e órgãos municipais para garantir a segurança e a mobilidade dos foliões durante o Maricarnaval 2024. Com ações de fiscalização, presença de agentes nas ruas, equipes de salvamento nas praias e atendimento nas unidades de saúde, a prefeitura conseguiu proporcionar um evento tranquilo e seguro para moradores e turistas.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]