O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), sancionou na tarde desta segunda-feira (21) lei que declara patrimônio histórico, cultural e arquitetônico as cabanas de pescadores da Praia das Conchas.
A lei é baseada em um projeto do vereador Davi Souza (PDT), a partir de pedidos de moradores do bairro do Peró e de entidades ligadas ao turismo da cidade, para proteger o imóvel que foi construído na década de 1940 como abrigo para pescadores e posteriormente usado como restaurante.
O espaço também já serviu de cenário para discos como a novela Avenida Brasil. Na novela, a pousada é a casa de praia de Tufão, personagem interpretado pelo ator Murilo Benício, que é ameaçado de demolição depois que a Justiça Federal ordenou a demolição da cabana e de outros pavilhões na orla da Praia das Conchas.
A Lei diz que “fica tombada como Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico, de natureza material e imaterial, da Cidade de Cabo Frio a construção localizada na encosta do Morro do Vigia, entre as praias do Peró e das Conchas, conhecida como Cabana do Pescador”.