Sign In

Planeta Terra recebe avaliação de estresse excessivo

Terra Burnout

Dia Mundial da Terra e o Alerta sobre o Burnout Ambiental

Terra Burnout - Projeto sobre a saúde do planeta
Imagem de divulgação do projeto ‘Burnout da Terra’ promovido pelo Pacto Global – Rede Brasil e AlmapBBDO.

No contexto do Dia Mundial do Planeta Terra, comemorado em 22 de abril, e com a proximidade da implementação de uma nova norma que exigirá das empresas um cuidado especial com a saúde mental de seus colaboradores a partir de 25 de maio, o Pacto Global – Rede Brasil, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), apresentou o projeto ‘Burnout da Terra’. Este projeto visa conscientizar sobre as graves consequências da mudança climática e encorajar as empresas a adotarem práticas sustentáveis.

De acordo com um estudo recente do ecólogo William Ripple, realizado em 2024, 25 dos 35 indicadores de saúde do planeta estão em processo de deterioração alarmante. Se a Terra fosse um ser humano, os dados coletados, juntamente com as evidências científicas e os excessos de eventos climáticos que afetam a sociedade, serviriam para atestar que o planeta está doente e necessita de um descanso. O projeto faz analogias com oito sinais típicos do Burnout – como estresse, insônia, problemas cardíacos, diminuição da imunidade, queda de cabelo, hipertensão, ardência e fibromialgia, comparando o desgaste da saúde humana com a crise que a Terra enfrenta atualmente, utilizando ilustrações de exames médicos e um ‘ atestado de saúde’ simbólico.

Este documento, elaborado junto aos respeitados especialistas Carlos Nobre, climatologista ganhador do Prêmio Nobel da Paz, e o Doutor Paulo Saldiva, professor titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP, simboliza a oficialização da condição de adoecimento do planeta. As ilustrações utilizadas no projeto ressaltam e fazem uma comparação lúdica entre os ‘exames de um planeta prejudicado’ e os exames médicos de um ser humano saudável, enfatizando a urgência de uma resposta global para a saúde do mundo.

Terra Burnout - Endoscopia simbólica do planeta
Ilustração simbólica representando uma endoscopia da Terra.

“Assim como o esgotamento profissional pode resultar em Burnout nas pessoas, a Terra também está enfrentando um tipo de Burnout ambiental causado pela ação humana. As mudanças climáticas extremas são exemplos claros desse colapso que estamos vivendo. É imperativo que busquemos restaurar o equilíbrio, urgentemente — por nós e pelo nosso planeta”, afirma Nobre.

“A Terra é comparável a um organismo vivo, onde as nações funcionam como órgãos e seus habitantes, como células. Traçar um paralelo entre os sintomas de Burnout e os desequilíbrios ecológicos é uma analogia simples, porém triste, já que o desgaste dos recursos naturais reflete um colapso sistêmico similar ao que ocorre em um corpo humano afetado pelo Burnout. É possível reverter a deterioração das funções vitais do corpo humano com cuidados médicos e descanso. Com o planeta isso não é diferente. A redução no uso excessivo dos recursos naturais pode ser um necessário ‘descanso’ para o mundo”, complementa Saldiva.

Essa mobilização busca conscientizar o setor privado e incentivar a adesão ao Pacto Global – Rede Brasil, onde as empresas se comprometem com a sustentabilidade corporativa e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao assinarem o ‘Atestado de Burnout da Terra’, as organizações certificam seu comprometimento e começam a contribuir para ações concretas contra o aquecimento global.

Assista ao documentário sobre o atestado:

Urgência de um Descanso para o Mundo

Além de evidenciar os problemas enfrentados, a iniciativa destaca que as soluções e ‘tratamentos’ para a Terra estão alinhados com os objetivos do Pacto Global: Ambição Net Zero, Impacto Amazônia, +Água e Conexão Circular, Mente em Foco, que estão interligados ao Programa Pacto Rumo à COP30. Todas essas diretrizes contemplam projetos e ações voltadas para a redução das emissões de gases de efeito estufa; estudantes; incentivos a soluções que utilizam a natureza; à conserve de biomas; fortalecimento de políticas ambientais eficazes; à promoção de uma economia circular e ao aperfeiçoamento de sistemas alimentares sustentáveis.

“O grave estado da Terra, eficazmente diagnosticado pelos especialistas, é uma maneira inventiva de conscientizar a sociedade. No Pacto Global, cuja missão é engajar o setor corporativo, esperamos que esta campanha aumente a participação das empresas na formulação e implementação de estratégias de desenvolvimento sustentável, permitindo ações coletivas, enquanto ainda há tempo. Sem a atuação do setor que inova, avança e desenvolve o planeta, não conseguiremos salvar esse paciente, que é, na verdade, toda a nossa humanidade”, ressalta Guilherme Xavier, diretor-executivo interino do Pacto Global – Rede Brasil.

Terra Burnout - Gráfico do projeto

O projeto B2B também inclui o envio de convites em formato de kits para empresas do Brasil em diversos setores. Elas receberão oito exames do planeta, além de um Atestado de Licença Médica – que deverá ser assinado simbolicamente, demonstrando apoio ao ‘descanso’ da Terra e a adesão ao Pacto Global – Rede Brasil.

Desenvolvida em colaboração com a AlmapBBDO, a campanha dá continuidade aos esforços do Pacto Global junto à agência, que lançou em 2023 a campanha ‘TERR4’, que tratou simbolicamente o planeta como uma empresa de capital aberto. Com uma oferta pública inicial (IP) simbólica na B3, a ação ressaltou que a Terra é a única empresa de seu setor, que vem obtendo resultados muito negativos, porém que pode mudar essa trajetória.

O projeto disponibiliza um site interativo, oferecendo informações e detalhes adicionais. Para obter mais informações, visite este link. A iniciativa do Pacto Global enfatiza a importância de uma resposta coletiva imediata a fim de mitigar a crise climática e assegurar um futuro mais sustentável. Caso haja interesse, as empresas podem acessar este link para aderir ao compromisso.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Últimas Notícias

Destaques