Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) pode ser emitida no estado do Rio de Janeiro. Atualmente, apenas cidadãos com até 30 anos de idade e sem divergências na base da Receita Federal podem solicitar o documento. Porém, pessoas com mais de 60 anos, lactantes com prole de até 2 anos completos, gestantes e pessoas com deficiência têm o direito de obter a nova CIN sem agendamento, exceto os acompanhantes de pessoas com mais de 60 anos.
Para solicitar a nova CIN no estado do Rio de Janeiro, é necessário acessar a área de agendamento do Detran-RJ através do site oficial do órgão. Na aba de identificação, é preciso preencher um formulário com informações como nome completo, nome social e data de nascimento, além de escolher o município, posto, data, turno e horário para atendimento.
Caso prefira, também é possível agendar a emissão da nova CIN ligando para os números de contato do Detran-RJ. O teleatendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h.
É importante estar ciente da documentação necessária para emitir a CIN, que varia de acordo com cada situação. Para a primeira via da CIN para menores de 12 anos, é necessário apresentar a certidão de nascimento original ou cópia autenticada, juntamente com o RG, CNH ou CTPS do responsável (mãe, pai ou responsável legal).
Já para a primeira via da CIN para maiores de 12 anos, é preciso apresentar a certidão de nascimento, casamento ou casamento com averbação do divórcio original ou cópia autenticada.
A emissão da segunda via da CIN pelo Detran-RJ requer a apresentação da certidão de nascimento, casamento ou casamento com averbação do divórcio original ou cópia autenticada, o Documento Único do Detran de Arrecadação (Duda) impresso e pago (no valor de R$ 55,18) e a isenção em caso de validade vencida ou registro de ocorrência de roubo/furto.
Além dos documentos obrigatórios, existem também documentos opcionais que podem ser apresentados na emissão da CIN, como CPF, tipo sanguíneo e fator RH (exame de sangue), CNH, NIS/PIS/PASEP, Cartão do SUS, documento de identidade profissional, certificado militar e laudo médico para pessoas com deficiência.
Vale destacar que a primeira via da CIN e as renovações dos formatos físico e digital pelo aplicativo Gov.br são gratuitas. Já a emissão da segunda via da CIN exige o pagamento do Duda original, que atualmente custa R$ 51,18.
É importante ressaltar que a versão digital da nova carteira de identidade só pode ser adquirida após a obtenção da versão impressa do documento. Para acessá-la, é necessário baixar o aplicativo do Gov.br do governo federal.
Portanto, para emitir a nova Carteira de Identidade Nacional no estado do Rio de Janeiro, é necessário agendar o atendimento pelo site ou telefone do Detran-RJ, apresentar a documentação necessária e pagar as taxas, caso aplicável. A nova CIN possui validade até 2032 e todos os brasileiros terão seus documentos de identidade atualizados até essa data.