Palestra sobre uso medicinal da maconha será realizada em Saquarema, direcionada a profissionais da saúde em abril.

Saquarema realiza campeonato de tosadores de animais domésticos no próximo domingo | Saquarema

Saquarema: Prefeitura promove palestra sobre cannabis medicinal

A Prefeitura de , por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no dia 8 de abril uma palestra com o tema Bases Farmacológicas e Acesso à Cannabis Medicinal. O evento, gratuito, acontecerá das 9h às 12h, no auditório do Centro Municipal de Educação Padre Manuel.

A palestra será direcionada aos profissionais de saúde do município e será ministrada pela Drª Talita Barbosa Gomes. A doutora é bióloga, farmacêutica, mestra em Ensino de Ciências da Saúde e Ambiente, especialista em Cannabis Medicinal, Gestão Pública de Saúde, Homeopatia, Prescrição Farmacêutica, Farmácia Hospitalar, Manipulação Magistral pela ANFARMAG, além de Conselheira Federal de Farmácia pelo Estado do Rio de Janeiro.

O objetivo da palestra é fornecer informações sobre as bases farmacológicas da cannabis medicinal e abordar o acesso a essa terapia alternativa no âmbito da saúde. Com o aumento do interesse por tratamentos à base de cannabis, é importante que os profissionais de saúde estejam bem informados sobre as propriedades medicinais da planta e suas aplicações clínicas.

As inscrições para a palestra devem ser feitas por meio de um formulário online disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Serão ofertadas 100 vagas para os profissionais de saúde e, caso não haja preenchimento total, será aberto para a população em geral. O evento acontecerá no Centro Municipal de Educação Padre Manuel, localizado na Rua Domingos de Aguiar Cardoso, nº 25, no bairro Porto da Roça.

Benefícios medicinais da cannabis

A cannabis tem sido objeto de estudo em diversas instituições como a Fiocruz, a Santa Casa de São Paulo e várias universidades do país. Pesquisas recentes têm evidenciado o potencial anticonvulsivante do canabidiol, bem como seu mecanismo de ação, atuação em receptores e canais celulares, que ajudam a reduzir a transmissão neuronal.

Embora as propriedades medicinais da cannabis sejam conhecidas há séculos, nos últimos anos têm surgido cada vez mais estudos que comprovam a eficácia de seus compostos para fins terapêuticos. A utilização da cannabis medicinal tem sido indicada para o tratamento de várias condições médicas, como epilepsia, dor crônica, transtornos de ansiedade, sintomas do câncer e algumas doenças neurodegenerativas.

A realização de palestras como essa em contribui para a disseminação de informações atualizadas sobre a cannabis medicinal, além de oferecer aos profissionais de saúde a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e capacitá-los para lidar com a demanda crescente de pacientes interessados nesse tipo de tratamento alternativo.

Oportunidade para a comunidade

Com a disponibilização de vagas para a população em geral, a palestra também é uma oportunidade para que os moradores de Saquarema tenham acesso a informações precisas e embasadas cientificamente sobre o uso da cannabis medicinal. Muitas vezes, há um desconhecimento generalizado em relação a essa terapia, e a palestra pode ajudar a esclarecer dúvidas e acabar com mitos e preconceitos.

A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está comprometida em promover a saúde e o bem-estar da população, oferecendo alternativas terapêuticas eficazes e seguras. A realização dessa palestra é mais um exemplo dessa iniciativa, buscando capacitar os profissionais de saúde e informar a população sobre os benefícios da cannabis medicinal.

Fonte: Plantão Guia Região dos Lagos

Imagem: Prefeitura de Saquarema

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]