Davi Souza obtém assinaturas para instaurar CPI dos Eventos em Cabo Frio
Por Plantão Guia Região dos Lagos
No dia 3 de janeiro de 2024, o vereador de oposição de Cabo Frio, Davi Souza (PDT), obteve sete assinaturas favoráveis para a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com o objetivo de esclarecer possíveis irregularidades relacionadas às contratações da superintendência de Eventos da Prefeitura.
Entre as questões levantadas estão a falta de transparência na contratação de empresas, a opacidade na captação de patrocínios, a distribuição questionável de pontos de venda para ambulantes, a violação de normas relativas a fogos de artifício e suspeitas de sobrepreço na contratação da decoração de Natal. O requerimento, de autoria do próprio Davi, necessitava de, no mínimo, cinco assinaturas, conforme o Regimento Interno da Câmara Municipal.
De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal, após a coleta das assinaturas, o requerimento será encaminhado ao presidente da Casa, Miguel Alencar (União), para que seja instalada a CPI. A expectativa é que mais vereadores manifestem seu apoio ao documento nos próximos dias, reforçando o compromisso com a fiscalização e transparência no âmbito municipal.
Além de Davi e Miguel, também assinaram os vereadores Rodolfo Aguiar (SDD), Luís Geraldo (REP), Jean da Autoescola (PL), Josias da Swell (PL) e Caroline Midori (PP).
Essa ação da oposição visa a transparência e a fiscalização dos gastos e contratações relacionadas aos eventos promovidos pela Prefeitura de Cabo Frio. A instauração da CPI permitirá investigar se houve desvio de verbas públicas, beneficiamento indevido de empresas e outras possíveis irregularidades.
A falta de transparência e accountability prejudica a confiança dos cidadãos nas instituições e no poder público. Por isso, é fundamental que os vereadores se unam em prol da investigação e da punição, caso seja comprovado algum tipo de irregularidade.
A população de Cabo Frio espera que a CPI traga à tona todas as informações necessárias para que sejam tomadas as medidas cabíveis. É importante que os responsáveis sejam responsabilizados e que se fortaleçam os mecanismos de controle interno para evitar futuros problemas.
O papel dos vereadores é fundamental na fiscalização do poder executivo e na defesa dos interesses dos cidadãos. A atuação transparente e ética fortalece a democracia e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A sociedade cabo-friense está atenta à atuação dos vereadores e espera que eles cumpram seu papel na defesa dos interesses públicos. A instauração da CPI dos Eventos é um passo importante nessa direção e demonstra o compromisso dos vereadores com a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos.