A Apple parece estar se dedicando ao desenvolvimento de inovações para a próxima versão do seu renomado smartwatch, o Apple Watch Ultra. De acordo com informações divulgadas pelo especialista Mark Gurman, associado à Bloomberg, esse novo modelo deverá vir equipado com recursos avançados, incluindo a capacidade de detecção de hipertensão e a possibilidade de envio de mensagens via satélite.
Com isso, o Apple Watch Ultra 3 será capaz de monitorar a pressão arterial do usuário e emitir alertas em situações de pressão alta. Contudo, o dispositivo não irá exibir os valores numéricos da medição, como a leitura convencional de 12 por 8, por exemplo. Essa abordagem representa um avanço significativo nas funcionalidades de monitoramento de saúde oferecidas por smartwatches.
Conectividade aprimorada com 5G e via satélite
Além disso, o Apple Watch Ultra 3 contará com a funcionalidade de enviar mensagens através de conexão via satélite, funcionando de maneira similar ao que foi implementado nos mais recentes iPhones disponíveis nos Estados Unidos. Isso permitirá que os usuários utilizem o iMessage mesmo em locais sem cobertura de rede celular 4G ou 5G, ampliando bastante a comunicação em situações de emergência ou em áreas remotas.
Gurman também detalhou que o novo smartwatch será independente do iPhone para realizar conexões com satélites da Globalstar, que é concorrente da Starlink, de Elon Musk. Para este novo modelo, a Apple adquiriu 20% das ações da Globalstar, refletindo uma estratégia para garantir uma conexão robusta e eficaz.
A conectividade do relógio será facilitada pelo uso de um modem desenvolvido pela MediaTek, que não só permitirá a utilização de conexão 5G, mas também a comunicação via satélite, facultando aos usuários uma ampla gama de opções para se manter conectado.
Expectativas para o lançamento no próximo ano
Segundo as informações de Gurman, as novas funcionalidades do Apple Watch Ultra 3 estão sendo desenvolvidas discretamente há vários anos e a expectativa é que o lançamento ocorra no decorrer do próximo ano. Até o momento, a Apple não divulgou uma data específica para a apresentação do novo relógio, assim como também não foram revelados valores estimados para este compacto de tecnologia.
Além das inovações já mencionadas, a Apple também estaria em processo de desenvolvimento de uma tecnologia que permitiria a medição da glicose no sangue. No entanto, essa funcionalidade ainda não deve ser implementada nos smartwatches em um futuro próximo, evidenciando que a empresa continua a inovar e buscar novas possibilidades para melhorar a saúde e bem-estar dos seus usuários.