Menu

Mochilas solares auxiliam crianças a lerem à noite

Mochilas solares ajudam crianças a lerem à noite

“`html

Inovação Sustentável na Tanzânia: Mochilas Solares Transformam Lixo em Solução

Mochilas solares feitas de sacos de cimento reciclados
Foto: UNDP Tanzania | KumiMedia

A transformação de resíduos em soluções inovadoras e sustentáveis é a essência do conceito de upcycling. Na Tanzânia, Innocent James aproveitou sacos de cimento usados coletados em obras, convertendo-os em mochilas solares. Ao perceber que as crianças não liam os livros emprestados de sua biblioteca móvel devido à falta de eletricidade, ele buscou uma solução.

Atualmente, aproximadamente 200.000 sacos de cimento são reaproveitados mensalmente para a fabricação das mochilas. A empresa de James, a Soma Bags, contribui para a redução do lixo urbano e oferece uma alternativa prática e acessível para famílias que ainda dependem de lanternas de querosene, um recurso que é tanto caro quanto perigoso. De acordo com o Banco Mundial, apenas 22% da população da Tanzânia tinha acesso à eletricidade em 2019.

Innocent James com mochilas solares
Foto: UNDP Tanzania | KumiMedia

A ideia inovadora das mochilas começou a ser concebida em 2016, após James ver um professor universitário utilizando uma jaqueta com painel solar para carregar um celular. Ele adaptou essa tecnologia e, em breve, seu projeto se tornou popular. No início de sua jornada, James produzia cerca de 80 mochilas com painéis solares mensalmente, vendendo-as por preços entre US$ 4,00 e US$ 8,00 em xelins tanzanianos. Esse valor corresponde ao custo de operar uma lanterna de querosene por um período de 15 dias, mas com o benefício de ser uma opção mais segura, sustentável e duradoura.

Com o passar do tempo, o impacto positivo da Soma Bags chamou a atenção do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que, através do Programa de Inovação Funguo, financiado pela União Europeia e pelo Governo do Reino Unido, tem apoiado o crescimento do empreendimento. Atualmente, a Soma Bags emprega 85 mulheres em áreas rurais e fabrica aproximadamente 13.000 mochilas por mês. Apesar desse impressionante volume de produção, a demanda continua a superar a capacidade de produção, refletindo a necessidade e a relevância dessa inovadora solução.

Crianças utilizando mochilas solares
Foto: UNDP Tanzania | KumiMedia

O impacto das mochilas é notável também no desempenho escolar. Com uma fonte de luz confiável, as crianças que utilizam as mochilas apresentaram melhorias significativas em seu aprendizado. Além disso, a invenção de Innocent facilita ainda o acesso à informação e comunicação, permitindo que os pequenos mantenham contato com amigos e familiares.

Joseph Manirakiza, do PNUD, destaca a importância transformadora deste projeto. “Há uma nova geração de jovens na Tanzânia que reconhece a necessidade de moldar seu futuro. James representa um coletivo de jovens que está usando seu talento para realizar algo significativo,” afirma.

Fonte: Guia Região dos Lagos

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]