Ministro do Desenvolvimento Agrário busca propagar práticas agroecológicas de Maricá pelo Brasil

spot_img

: Ministro do Desenvolvimento Agrário busca disseminar os benefícios da agricultura agroecológica

recebeu hoje a visita do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. O ministro veio conhecer de perto as experiências agroecológicas que tornaram a cidade uma referência no Brasil e no exterior. Uma das iniciativas que colocou Maricá no mapa dos projetos sustentáveis foi a criação do jardim comestível, também conhecido como praça agroecológica. Essa iniciativa levou a cidade a aderir, em março de 2022, ao Pacto de Milão, o fórum mundial sobre segurança alimentar, sustentabilidade e combate ao desperdício.

A praça agroecológica também foi destaque no relatório final do projeto “Diálogos União Europeia-Brasil”, que promoveu a troca de experiências entre cinco cidades brasileiras e três cidades europeias, com o objetivo de fortalecer os sistemas alimentares urbanos. Além disso, Maricá participou da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP27, realizada no Egito em 2022.

O Ministro Paulo Teixeira destacou a importância de Maricá como exemplo de alimentação saudável para a população. Segundo ele, a cidade desenvolve práticas agroecológicas, produz alimentos orgânicos e veganos, além de plantas alimentares não convencionais. O ministro ressaltou a importância de levar a experiência de Maricá para todo o Brasil, especialmente no que diz respeito à alimentação escolar.

Durante a visita, o Ministro Paulo Teixeira e o Prefeito Fabiano Horta assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para o fortalecimento da agricultura familiar. O acordo prevê a realização de pesquisas para o resgate da agricultura urbana e periurbana, a ampliação do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e o aperfeiçoamento do abastecimento e desenvolvimento de inovações tecnológicas em Maricá.

Além do jardim comestível, Maricá possui outros programas municipais que fomentam a agricultura urbana e fortalecem o sistema de segurança alimentar. Entre eles, destacam-se o Horta em Casa, o Restaurante Escola, a Fazenda Pública Joaquín Piñero e a Farmacopeia ou Farmácia Viva.

O Horta em Casa é um projeto que incentiva a produção de alimentos saudáveis nas residências. Os moradores interessados recebem assistência técnica especializada, com visitas de técnicos que ensinam técnicas de cultivo. O projeto também seleciona agricultores locais para a produção de alimentos específicos, como a jaca, que é utilizada na fabricação de produtos veganos.

O Restaurante Escola oferece cursos profissionalizantes na área de gastronomia e funciona como uma forma de qualificação profissional para os moradores de Maricá. O projeto conta com duas cozinhas industriais e oferece uma variedade de cursos, como confeitaria, barman, cozinheiro profissional, pizzaiolo, sommelier e maître.

A Fazenda Pública Joaquín Piñero é uma unidade agroecológica que produz uma grande diversidade de culturas, como abóbora, milho, aipim, melancia, mamão, cana-de-açúcar e hortaliças. Os alimentos produzidos na fazenda são distribuídos para escolas da rede pública, restaurante municipal e instituições sociais da cidade.

Já a Farmacopeia ou Farmácia Viva é responsável pelo cultivo de plantas medicinais. Os agricultores locais recebem orientação especializada para o cultivo de 20 plantas selecionadas por professores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. As plantas cultivadas na Farmacopeia serão utilizadas na produção de medicamentos para abastecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Maricá será a primeira cidade do Brasil a produzir medicamentos de uso veterinário para combater parasitas e ansiedade em animais.

A visita do Ministro Paulo Teixeira reforça o compromisso do Governo Federal em fortalecer a agricultura familiar e promover práticas agroecológicas no país. Maricá se destaca como um exemplo a ser seguido, não apenas no Brasil, mas também no exterior. A cidade mostra que é possível conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e a produção de alimentos saudáveis. É um modelo a ser replicado em todo o país, visando uma agricultura mais sustentável e uma alimentação mais saudável para toda a população.

– Imagens:

Imagem 1: [Inserir aqui o código HTML da imagem 1 com texto alternativo]
Imagem 2: [Inserir aqui o código HTML da imagem 2 com texto alternativo]
Imagem 3: [Inserir aqui o código HTML da imagem 3 com texto alternativo]
Imagem 4: [Inserir aqui o código HTML da imagem 4 com texto alternativo]
Imagem 5: [Inserir aqui o código HTML da imagem 5 com texto alternativo]

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]