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Maricá inova com tecnologia de meteorologia aeronáutica remota no aeroporto
Nesta semana, o Aeroporto de Maricá alcançou uma importante conquista ao dar início à Prova de Conceito (PoC) para o Serviço de Informação de Voo de Aeródromo Remoto (R-AFIS) na Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA). Essa iniciativa, que está sendo implementada pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), viabiliza a oferta completa de Serviços de Tráfego Aéreo (ATS) de modo remoto, incluindo serviços de meteorologia aeronáutica. Trata-se de um marco inédito na aviação global, especialmente para aeroportos regionais, que têm a capacidade de adotar tal tecnologia.
Anteriormente, somente os serviços de Telecomunicações Aeronáuticas eram geridos de forma remota. A PoC tem como objetivo testar e validar essa nova tecnologia, analisando sua eficiência e funcionalidade em operações realizadas à distância.
“Caso essa fase tenha sucesso, Maricá poderá se consolidar como um modelo mundial em inovação na área de navegação aérea. Sob a supervisão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), uma entidade da Força Aérea Brasileira (FAB), Maricá se destaca como uma pioneira global ao implementar operações meteorológicas totalmente remotas, utilizando câmeras de alta definição e sensores avançados”, afirma Marta Magge, diretora de Operações da Codemar.
O sistema R-AFIS, com sua central situada em Juiz de Fora (MG), em parceria com a empresa licitada AMD Services, não apenas fornecerá os serviços de Telecomunicações Aeronáuticas, mas também todos os dados meteorológicos essenciais para garantir a segurança das operações aéreas no Aeroporto de Maricá.
“A novidade reside na prestação de serviços de meteorologia aeronáutica de forma remota, utilizando tecnologia de monitoramento de ponta, que eleva esse serviço ao mais elevado padrão tecnológico do século XXI. A capacidade de oferecer dados precisos e em tempo real, mesmo em situações adversas, marca um avanço expressivo para a aviação”, ressalta Luiz Fernando Rosa, diretor técnico operacional da AMD Services.
Com a integração da meteorologia aeronáutica ao R-AFIS, o Aeroporto de Maricá se torna o único no mundo a operacionalizar esse tipo de serviço remoto. A Codemar se solidifica como a primeira companhia a disponibilizar essa novidade, reforçando a posição do Brasil como um líder em inovação na aviação.
“É fundamental monitorar e identificar fenômenos meteorológicos adversos para assegurar operações aéreas seguras e a expansão do Serviço de Tráfego Aéreo (ATS), fortalecendo assim a segurança operacional na navegação aérea em território brasileiro”, declara Isaac Nascimento, superintendente de Operações da Codemar.
A implementação do sistema R-AFIS surge como uma solução estratégica para a crescente demanda por ampliação dos Serviços de Tráfego Aéreo (ATS) no Brasil, considerando que atualmente menos de 4% dos aeródromos brasileiros dispõem desse tipo de serviço, conforme dados de 2022 do Decea. Com a potencialidade de democratizar o acesso à navegação aérea segura, o R-AFIS pode beneficiar diretamente mais de 580 aeródromos públicos que atualmente operam sem o suporte necessário.
“Se o R-AFIS for implantado em apenas 10% desses Aeródromos Públicos que carecem de suporte, isso gerará centenas de novos empregos em um setor que enfrenta escassez de profissionais qualificados, como Operadores de Estação Aeronáutica (OEA) e técnicos especializados. Essa ação não apenas aquecerá o mercado de trabalho, como também fortalecerá a capacitação técnica em um segmento crucial da aviação”, acrescenta Fernando Rosa.
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