Maricá: Secretaria de Cultura celebra Dia da Abolição da Escravatura com eventos culturais

Maricá: Secretaria de Cultura comemora Dia da Abolição da Escravatura com atividades culturais

Maricá: Secretaria de Cultura comemora Dia da Abolição da Escravatura com atividades culturais

Homenagem aos pretos-velhos e apresentação de capoeiristas marcam as comemorações

No próximo dia 13 de maio, a Prefeitura de , através da Secretaria de Cultura, realizará uma festividade em comemoração ao Dia da Abolição da Escravatura. O evento pretende homenagear os pretos-velhos, importantes figuras na cultura afrodescendente. A celebração contará com diversas atividades culturais que prometem marcar a data.

A programação terá início às 16h30, no Cinema Público Municipal Henfil, localizado no Centro da cidade. A solenidade será organizada pela Coordenação de Matizes Africanas e Etnias e começará com uma palestra ministrada pela arquiteta Renata Gama, que abordará a história dos escravizados em .

Após a palestra, haverá uma emocionante apresentação do bloco Identidade Preta dentro do cinema. Em seguida, os capoeiristas sairão em passeata até a Praça Orlando de Barros Pimentel, também no Centro, acompanhados pelo som do berimbau.

Os pretos-velhos são figuras muito cultuadas na umbanda, sendo considerados ancestrais sábios e benevolentes. Acredita-se que sejam os espíritos de negros escravizados que, de outra dimensão espiritual, oferecem proteção, orientação e cura àqueles que os procuram. Sua importância está relacionada à história e cultura afrodescendente, funcionando como uma ponte entre o passado e as gerações futuras, transmitindo força e sabedoria.

bloco Identidade Preta

O secretário de Cultura, Leandro Dasilva, ressaltou a importância de celebrar a diversidade cultural do país. “É importante ressaltarmos essa identidade que se mistura a outras culturas como arcabouço do nosso país, visivelmente miscigenado e diverso. O Brasil é isso. E não podemos deixar passar uma oportunidade sequer de festejarmos juntos”, afirmou.

Serviço:

Dia da Abolição e homenagem aos pretos-velhos

Data: 13/05

Local: Cine Henfil – Rua Alferes Gomes, 390 – Centro.

Horário: 16h30

Programação:

16h30 – Abertura do evento Secult

17h – Palestra com a coordenadora de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura, Renata Gama. Tema: História e tradições dos escravizados e sua Luta em Maricá.

18h – Concentração e esquenta com o bloco Identidade Preta.

18h30 – Passeata com Identidade Preta e capoeiristas em berimbalada até a Praça Orlando de Barros Pimentel.

O Dia da Abolição da Escravatura é uma data de grande importância no calendário brasileiro. Celebrar essa conquista é fundamental para reconhecer e valorizar a cultura afrodescendente presente em nossa sociedade. A festividade em Maricá busca não apenas manter viva essa memória, mas também promover a reflexão sobre a luta contra o preconceito e a discriminação racial.

Nesse sentido, a Secretaria de Cultura de Maricá pretende proporcionar aos moradores e visitantes um momento de celebração e conhecimento, com atividades que evidenciem as contribuições da cultura afrobrasileira para a formação do país.

O evento é aberto ao público e toda a população está convidada a participar. Não perca a oportunidade de vivenciar essa experiência enriquecedora e valorizar a diversidade cultural de Maricá.

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]