Maricá: Samba em discussão na tenda ‘Papo Flim’, em Maricá — RC24H

Samba em debate na tenda ‘Papo Flim’, em Maricá — RC24H

“`html

Reflexões sobre o Samba encerram o Oitavo Dia da Festa Literária Internacional de Maricá

Na última sexta-feira (8), o oitavo dia da Festa Literária Internacional de (Flim) foi encerrado com uma enriquecedora roda de conversa que teve como tema central o samba. O evento contou com a participação do renomado escritor e educador Luiz Antônio Simas, da talentosa cantora Roberta Sá e da respeitável carnavalesca Beth Morgado, sob a mediação da jornalista Flávia Oliveira. O debate, que abordou o tema “Que História de Samba é Essa?”, incluiu questões sobre a ancestralidade do samba, seu resgate histórico e a importância da família nas escolas de samba.

Esse último aspecto foi um ponto forte nas declarações de Beth Morgado, que tem uma atuação encorpada junto às agremiações locais de . Ela pontuou que o espírito familiar do carnaval resiste, mesmo com a presença de uma escola na Marquês de Sapucaí. “A União de Maricá pode se apresentar na Sapucaí, mas aqui o Carnaval ainda é um evento familiar. Mesmo em desfiles grandiosos, vemos famílias assistindo juntas, buscando seus entes queridos na avenida. Isso representa a essência do samba e deve ser preservado”, destacou ela, zazendo um apelo pela maior inclusão feminina no cargo de carnavalescas.

Luiz Antônio Simas complementou essas afirmações ao declarar que as escolas de samba desempenharam um papel crucial como espaços de sociabilidade para as populações negras após a abolição da escravidão. Ele destacou que os enredos das escolas são responsáveis por contar histórias que muitas vezes não estão documentadas em livros. “Aprendi sobre Teresa de Benguela através de um samba-enredo da Em Cima da Hora em 1976, pois não havia outras fontes que abordassem sua história. As escolas ajudaram na reconstrução das vidas e identidades negras que foram fragmentadas pelas diásporas”, afirmou o professor, destacando a importância de movimentos culturais como a Flim para a celebração da cultura.


Simas citou uma frase do compositor Beto Sem Braço, que dizia que “o que espanta a miséria humana é festa”, lembrando que a Flim é exatamente isso: uma celebração à cultura e à literatura. Ele enfatizou a importância do evento para o fortalecimento de laços culturais e sociais.

Por sua vez, a cantora Roberta Sá expressou entusiasmo pela oportunidade de discutir samba na Flim. Natural de Natal, ela revelou que sempre respeita a ancestralidade do samba ao cantar. “Apesar de não ter nascido neste meio, sinto-me sambista por intuição. Reconheço e presto homenagem a artistas que se foram, como Clementina de Jesus e Dona Ivone Lara, sempre pedindo licença aos meus ancestrais enquanto interpreto suas músicas”, compartilhou. Roberta, devido à forte chuva que atingiu a cidade, adaptou sua apresentação e se apresentou na tenda, que se tornou um espaço acolhedor para essas trocas culturais.

Roberta Sá se apresentando na Flim Maricá

Programação da Flim 2024

Outras duas rodas de conversa estão programadas para este sábado (9), que marcam a penúltima jornada da Flim 2024, ambas sendo realizadas na tenda ‘Papo Flim'. Às 16 horas, será promovido um talk show com a cantora, compositora e escritora Vanessa da Mata, moderado pelo produtor musical Maurício Pacheco. Às 18h, a roda de conversa “Fé, Saúde e Política” contará com a presença do jornalista e escritor Bruno Paes Manso, da médica e deputada Jandira Feghali, do coordenador da Periferia Brasileira de Letras (PBL), Felipe Eugênio, e do advogado e professor Márcio de Jagun, com mediação do ator Stepan Nercessian.

A Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) está ocorrendo na orla do Parque Nanci e se estenderá até este domingo, 10 de novembro. Para acompanhar a programação completa e as atividades em tempo real, é possível acessar as redes sociais da Flim (@flimrj) e da Prefeitura de Maricá (@prefeiturademarica) ou visitar o site www.flimmarica.com.br.

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]