“`html
Washington Quaquá assume seu terceiro mandato como prefeito de Maricá
Uma cerimônia bastante movimentada e repleta de pessoas marcou a posse do prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá, na quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2025. Diferente de sua primeira posse em 2009, quando a energia elétrica do Paço Municipal havia sido cortada e a cerimônia ocorreu à luz de velas, o evento deste ano foi repleto de luz e brilho.
Com 73,74% dos votos válidos obtidos nas eleições de outubro de 2024, Quaquá iniciou seu terceiro mandato ao lado de seu vice-prefeito, João Maurício de Freitas, conhecido como Joãozinho, também empossado durante a solenidade que lotou as instalações do Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Zilca Lopes da Fontoura, localizado no Centro da cidade.
O novo governo de Quaquá pretende transformar Maricá em um município reconhecido mundialmente, por meio de significativos investimentos em turismo, cultura e entretenimento. Em seu discurso, o prefeito empossado relembrou como a cidade já foi menos favorecida financeiramente. “Quando assumi, nosso orçamento era de 130 milhões de reais com 116 mil habitantes. Era uma cidade pequena e sem recursos. Lutamos e conseguimos aumentar a arrecadação com royalties. Hoje, temos verbas suficientes para continuar realizando as melhorias que a cidade precisa”, afirmou.
A Revolução na Revolução
Outra meta traçada por Quaquá é modificar a matriz econômica de Maricá, utilizando a riqueza mineral proveniente do petróleo como alavanca para o desenvolvimento econômico, apostando em parcerias com o setor privado. O foco é a geração de empregos e renda para a população, especialmente nas áreas de indústria, comércio, agroecologia e setores de serviços. Paralelamente, os formandos do programa Passaporte Universitário terão prioridade no acesso às novas oportunidades de trabalho, com o objetivo principal de elevar a qualidade de vida dos cidadãos.
“É o momento de cuidarmos de cada um de vocês. Precisamos trazer os médicos do Passaporte Universitário para cada bairro de Maricá, integrando-os ao programa de saúde da família”, destacou Quaquá. O prefeito se mostrou bastante motivado e assertivo sobre sua proposta: “Vamos continuar a transformação da vida do povo. Estou pronto para trabalhar. Vamos à luta!”, complementou.
Quaquá almeja posicionar Maricá como a capital do empreendedorismo. O Banco Mumbuca, segundo ele, irá oferecer novas linhas de crédito, possibilitando que os maricaenses abram seus próprios negócios, o que, na visão do prefeito, representa a valorização da economia familiar.
Durante sua fala, o prefeito também abordou os desafios de manter Maricá como uma cidade que planeja e implementa políticas públicas voltadas à melhoria da vida da população, salientando que o município apresenta um crescimento populacional de cerca de 20% ao ano. “Conseguimos transformar Maricá em uma cidade que desperta a admiração do mundo todo. Nossas experiências e inovações, como a Moeda Social Mumbuca, o Passaporte Universitário, o ônibus gratuito e vários programas voltados para a terceira idade, são exemplos do nosso compromisso”, afirmou.
João Maurício de Freitas, que ocupou o cargo de Secretário de Governo nos últimos anos, ressaltou que os projetos que serão implementados visam alterar a realidade socioeconômica do município. “Com um coração emocionado e expectativa de muito trabalho pela frente, estou pronto para esse primeiro cargo eleito. Quaquá tem vários projetos audaciosos para a cidade, com prioridade em impulsionar a economia das pessoas. Com certeza, essas iniciativas impactarão a estrutura social de Maricá”, comentou o novo vice-prefeito.
Ao término da cerimônia, foram exibidos dois vídeos, um apresentando os principais projetos do novo prefeito e outro com uma nova proposta para o hino de Maricá, um samba composto por Moacyr Luz e Paulão 7 Cordas.
Além disso, foram empossados diversos vereadores, incluindo Adelso Pereira (AVANTE), Adriana Costa (PDT), Aldair de Linda (PT), André Casquinha (PT), Bambam (PSD), Bubute (PDT), Chiquinho (PL), Danilo Santos (PDT), Deil Machado (AVANTE), Dr. Richard (PV), Felipe Paiva (CID), Filipe Bittencourt (PT), Frank Costa (AVANTE), Hadesh (PT), Hélter Ferreira (PT), Jorge Castor (PT), Marcinho da Construção (PSD), Ricardinho Netuno (PL), Rita Rocha (PT), Rony Peterson (PSD) e Tatai do Sacolão (CID).
A cerimônia também contou com a participação de figuras importantes, como o ministro Gestão e Serviços Públicos, Márcio Macedo; o ex-prefeito Fabiano Horta; o ex-vice-prefeito e secretário municipal de Habitação da cidade do Rio de Janeiro Diego Zeidan; e os deputados estaduais Zeidan, Renato Machado e Verônica Lima. O evento ainda foi prestigiado por várias outras autoridades, incluindo o vereador de Niterói Sylvio Maurício de Freitas; o neto de Fidel Castro, Antônio Fidel; o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera; e o coordenador nacional do Movimento dos Sem Terra (MST), João Paulo, além de secretários nacionais do Partido dos Trabalhadores (PT) e dos pais de Washington Quaquá, Dona Ione e Sr. Carlinhos.
Fonte: Guia Região dos Lagos
“`