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A Prefeitura de Maricá Inaugura o Viaduto Leonel Brizola
Na segunda-feira, dia 30, a Prefeitura de Maricá realizou a inauguração do viaduto Leonel Brizola, a maior obra de infraestrutura urbana já realizada na cidade, com o objetivo de aliviar o trânsito na área central. O viaduto, localizado na região do Flamengo, foi construído pela autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) e conecta a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) à RJ-114, que conduz ao município de Itaboraí. O projeto teve um investimento estimado em R$ 85 milhões e levou cerca de dois anos para ser concluído.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Fabiano Horta enfatizou a relevância do novo viaduto para a melhoria da fluidez do trânsito na região e expressou sua gratidão à população, que confiou em seu trabalho nos últimos oito anos enquanto esteve à frente do Poder Executivo.
“Esta rodovia é essencial para o potencial da cidade, que está em pleno desenvolvimento. Ao longo de minha gestão, promovemos melhorias em toda a infraestrutura, saneamento e urbanização, além do crescimento da cidade. Gostaria de agradecer sinceramente ao povo de Maricá pela confiança depositada em mim durante os meus oito anos de gestão na prefeitura”, afirmou Horta.
O secretário de governo, João Maurício de Freitas, mais conhecido como Joãozinho, também comentou sobre as realizações do prefeito, ressaltando que Fabiano Horta está encerrando seu mandato com várias entregas significativas de infraestrutura para a população.
“Neste último dia de mandato, apresentamos a maior obra viária que esta cidade já experimentou, um viaduto de grande envergadura. Estes oito anos foram marcados por muitas realizações, abrangendo todas as áreas, desde cultura e educação até saúde, infraestrutura, urbanização, saneamento e agricultura. Em nome da cidade de Maricá, expresso nossa gratidão pelo seu trabalho, esforço e dedicação”, disse Joãozinho.
Detalhes do Viaduto Leonel Brizola
Com uma extensão aproximada de 114 metros, o novo viaduto conta com quatro faixas de rolamento, sendo duas pistas de mão dupla, além de um espaço dedicado a pedestres, abrangendo uma área total de 136.000 m². A obra também incluiu a duplicação da RJ-106 em um trecho que vai da Avenida Roberto Silveira, na entrada do bairro do Flamengo, até as proximidades do Condomínio Bosque dos Lordes, logo após o Condado, e a construção de uma rotatória na conexão com a RJ-114, que leva a Itaboraí. Para mitigar os riscos de alagamento na região, foi instalada uma nova rede de drenagem com cerca de 4,5 quilômetros de extensão. A intervenção também incluiu a urbanização, com a instalação de calçadas, canteiros, paisagismo, sinalização e iluminação em LED.
Processo de Construção e Desafios Enfrentados
Jorge Heleno, presidente da Somar, compartilhou detalhes sobre as etapas do projeto de construção do viaduto. “Iniciamos com melhorias na macrodrenagem desde o bairro do Condado até a região da rotatória. Fizemos ajustes na rede de drenagem existente, substituindo-a por uma que suporta adequadamente o volume de água das chuvas que ocorrem anualmente em Maricá. A fundação e a montagem foram etapas complexas; no entanto, todo o planejamento desde a concepção do projeto até sua finalização foi muito bem executado e o resultado final, como podemos ver, foi positivo”, explicou.
A estrutura do viaduto inclui quatro grandes vigas: duas medindo 42 metros de comprimento e 2 metros de altura, pesando cada uma 105 toneladas, além de 28 vigas menores com 15 metros de comprimento. Também foram inseridas escamas de terra armada, uma parte essencial da contenção estrutural. No total, foram instaladas 2.000 placas laterais que pesam aproximadamente 790 kg, utilizadas na parte de subida e descida do elevado.
Fonte: Guia Região dos Lagos
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