Maricá: Prefeito Fabiano Horta anuncia medidas para melhorar o trânsito do Centro da cidade
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, divulgou nesta quinta-feira (28/12) um conjunto de obras e alterações de tráfego que visa melhorar a fluidez do trânsito no Centro da cidade. A Praça Conselheiro Macedo Soares, popularmente conhecida como Praça do Turismo, será o local das primeiras intervenções, que começarão em 2 de janeiro de 2024.
O projeto será executado em várias etapas, incluindo trabalhos noturnos para minimizar o impacto no trânsito. A previsão é que as obras sejam concluídas em oito meses. Entre as mudanças planejadas estão a retirada da rotatória de acesso ao bairro Mumbuca, alterações de sentido nas ruas Athaíde Parreiras, Senador Macedo Soares (conhecida como Rua do Bradesco) e a criação de eixos binários nas ruas Domício da Gama, Barão de Inoã, Avenida Nossa Senhora do Amparo e Vereador Francisco Sabino da Costa.
O prefeito Fabiano Horta explicou que o projeto foi cuidadosamente planejado e desenvolvido com base em modelos matemáticos para garantir a fluidez do trânsito. “Identificamos as melhores soluções para problemas específicos, como a rotatória da Mumbuca, que será substituída por semáforos e novas direções de tráfego”, disse o prefeito, pedindo a compreensão da população durante o período de intervenções.
Maricá tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos, o que tem contribuído para o aumento do tráfego caótico na região central da cidade. Portanto, medidas foram tomadas ao longo do ano para garantir que as mudanças no trânsito sejam implementadas de forma a melhorar a fluidez e promover um ambiente seguro para pedestres, ciclistas e motoristas.
O secretário de Trânsito e Engenharia Viária, Marcinho da Construção, destacou que um estudo detalhado de mobilidade foi realizado levando em consideração um grande aumento na quantidade de veículos circulando na cidade. “A contagem considerou um aumento de 20% no número de veículos em relação ao que temos hoje. Apesar desse aumento no tráfego, os resultados do estudo mostraram que o fluxo está melhorando”, afirmou o secretário.
Além disso, Marcinho da Construção adiantou que os semáforos para pedestres terão um tempo programado para atravessar a rua. “Agora, os pedestres terão tempo para atravessar no semáforo, sem a necessidade de um orientador interromper o trânsito, o que muitas vezes causa congestionamentos. O tempo de espera para os pedestres é importante e todas as etapas da obra serão necessárias, mas o resultado será muito bom para o município”, declarou o secretário.
Com as intervenções planejadas, a expectativa é que o trânsito no Centro de Maricá se torne mais fluente, melhorando a qualidade de vida dos moradores e estimulando o desenvolvimento econômico da região. A prefeitura destaca que a colaboração da população é fundamental para que as melhorias sejam bem-sucedidas e pede a compreensão de todos durante o período de obras.
Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos