Maricá: Palestras e discussões sobre Economia Solidária no Banco Mumbuca até quinta-feira (14)

spot_img

“`html

A Prefeitura de Maricá promove 4º Encontro de Gestores em Economia Solidária na sede do Banco Mumbuca

Na última terça-feira (12), a Prefeitura de , por meio de sua Secretaria de Economia Solidária, deu início ao 4º Encontro de Gestores, Articuladores e Pesquisadores em Economia Solidária (EGAPES). O evento se estende até esta quinta-feira (14) e acontece na sede do Banco Mumbuca, localizada no Centro da cidade. Esta edição do encontro tem como eixo temático “Qual a contribuição da economia solidária num contexto de emergência climática?”.

O tema principal é fundamentado nas experiências das redes de proteção solidária e das entidades que atuaram no Rio Grande do Sul durante as severas enchentes que afetaram a região em maio deste ano. Diversos representantes desses grupos estão participando do encontro de forma remota, via vídeo conferência, devido à dificuldade de deslocamento para , uma vez que os aeroportos na área impactada ainda operam de maneira limitada.

A diretora de projetos da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Rio Grande do Sul (Unisol), Isabeta Carla Ody, foi a primeira a abordar o público, compartilhando como se deu o auxílio às vítimas das inundações. Ela relatou: “Conseguimos disponibilizar móveis e insumos para essas vítimas na nossa região, tudo adquirido por meio da economia solidária. Nosso objetivo agora é reestruturar as cooperativas de catadores em Canoas”. A fala de Isabeta foi seguida por intervenções de Nathália Rigui, administradora da Incubadora Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), de José Carlos Peranconi, um dos organizadores da Feira Internacional de Cooperativismo e Economia Solidária (Feicop), e de Fernando Campos Costa, membro da cozinha solidária do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) na área da Azenha.

Nathália Rigui destacou o trabalho realizado por essas entidades, afirmando: “Compartilhamos donativos e também oferecemos suporte às comunidades, além de arrecadarmos alimentos e roupas. A experiência trazida por essa vivecia revela a urgência de fortalecer as redes de proteção, bem como a importância do engajamento e da mobilização contínua”. Ela também mencionou que a UFSM criou um hub de inovação social, focando na renovação e reconstrução do território afetado.

Experiências de auxílio em Maricá

A diretora financeira do Banco Mumbuca, Natália Sciammarella, comentou sobre uma experiência semelhante, ainda que em escala significativamente menor, vivida em Maricá em abril de 2022. Naquela ocasião, uma forte chuva desalojou milhares de residentes da cidade. Ela recordou a pronta ação do governo municipal, que foi fundamental para o restabelecimento das vítimas na época. “O que aconteceu aqui foi muito inferior se comparado à tragédia que o Rio Grande do Sul enfrentou em maio, mas evidenciou que a estrutura de economia solidária do nosso governo foi capaz de oferecer o suporte necessário às vítimas. Foram disponibilizados Auxílios Recomeço, pagos com nossa moeda social, que permitiram que as pessoas adquirissem móveis e eletrodomésticos novos”, afirmou Sciammarella, sublinhando a escassez de apoio governamental em tais iniciativas.

A diretora apontou ainda que no Rio Grande do Sul, o auxílio veio principalmente de organizações da sociedade civil, como entidades religiosas e cooperativas, que se mostraram muito mais ativas do que as escassas ações governamentais. “Acredito que Maricá hoje represente um exemplo de como o poder público pode agir de maneira eficaz em situações adversas”, opinou Natália.

Natália Sciammarella, Diretora financeira do Banco Mumbuca e mediadora do encontro: Foto Errejota Notícias

As palestras e discussões estão sendo transmitidas pelo canal do Youtube da TV Maricá. Todo o conteúdo integral está sendo disponibilizado nessa plataforma digital da cidade.

Agenda dos dias 13 e 14 de novembro

Para a quarta-feira, dia 13, a programação inclui:

  • 8:00-9:30 – Credenciamento
  • 9:00-11:00 – Painel em parceria com o OBM Práticas e Teorias de Outras Economias: “O Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais”
  • 11:00-12:30 – Mesa de Discussão 2
  • 12:30-14:30 – Almoço
  • 14:30-16:30 – Painel: “A relação entre economia solidária e meio ambiente: experiências inovadoras”
  • 16:30-16:45 – Intervalo
  • 16:45-18:30 – Painel: “Bancos Comunitários de Desenvolvimento: aproximações e diagnóstico participativo”

Já na quinta-feira, dia 14, a agenda será:

  • 8:00-9:30 – Credenciamento
  • 9:00-10:30 – Mesa de Discussão 3
  • 10:30-12:30 – Painel: “Rede Rio de Moedas Sociais: A economia solidária como política de estado”
  • 12:30-14:30 – Almoço
  • 14:30-16:30 – Painel em parceria com o CEDE: “Proteção social, renda básica e moedas sociais: avanços, desafios e a expansão de Maricá para o Brasil”
  • 16:30-16:45 – Intervalo
  • 16:45-18:30 – Painel em parceria com GSEF: “Finanças sociais e solidárias em âmbito internacional: experiências e desafios”
  • 18:30 – Encerramento: Inauguração do CRIESOL

A localização do evento é na Rua Eugênia Modesto da Silva, 293, Centro (sede do Banco Mumbuca).

Fonte: Guia Região dos Lagos

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]