Maricá: Onça-parda é vista pela segunda vez em Maricá

Onça-parda é vista pela segunda vez em Maricá | Enfoco

Onça-parda é avistada mais uma vez em área ambiental de Maricá

Registro fotográfico reforça a presença do felino no Refúgio de Vida Silvestre de

teve o privilégio de registrar, pela segunda vez, imagens de uma onça-parda circulando no Refúgio de Vida Silvestre de Maricá (Revis), localizado no bairro Espraiado. O flagrante do felino em uma área litorânea foi capturado por armadilhas fotográficas compostas por um conjunto de oito câmeras, que já documentaram a presença de mais de 170 espécies de animais, incluindo mamíferos, aves e roedores.

Um refúgio de nove mil hectares dedicado à preservação da fauna e flora

O Revis, que abriga essa diversidade de animais, é um refúgio de nove mil hectares, com uma extensão maior do que o município de Armação de Búzios, na Região dos Lagos, e duas vezes maior do que o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. Essa área corresponde a 25% do território da cidade de Maricá.

Projeto de monitoramento da fauna silvestre e a importância da preservação

As armadilhas fotográficas fazem parte do programa Monitoramento da Fauna Silvestre de Maricá e foram reforçadas este ano com a doação de cinco câmeras pelo projeto Onças Urbanas, uma cooperação entre o Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o BioParque do Rio de Janeiro.

O projeto, coordenado pelo biólogo Izar Aximofi, pós-doutor em ciências ambientais e florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), tem como objetivo monitorar a fauna local e desenvolver ações de educação ambiental junto à comunidade do entorno.

O subsecretário de Cidade Sustentável de Maricá, Guilherme Di César, ressaltou a importância desse registro para a região. “É gratificante poder trabalhar junto à comunidade e destacar a importância desse animal, que é o topo da cadeia alimentar e enriquece ainda mais nossas unidades de conservação. Estamos muito felizes de ter feito o segundo registro desse felino aqui na nossa região, especialmente no mês de agosto, quando comemoramos o Dia Internacional do Puma”, afirmou.

Maricá e suas Unidades de Conservação

Além do Refúgio de Vida Silvestre de Maricá, a cidade conta com outras Unidades de Conservação, tais como a Área de Proteção Ambiental Municipal das Serras de Maricá, o Monumento Natural Municipal da Pedra de Inoã, o Monumento Natural Municipal da Pedra de Itaocaia, o Refúgio de Vida Silvestre Municipal das Serras de Maricá e o Monumento Natural do Morro da Peça.

Fonte da Notícia: G1

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Foto de Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]