Sign In

Maricá oferece CNH grátis para 500 moradores de baixa renda!

Maricá vai oferecer carteira de habilitação gratuita para moradores de baixa renda do município

Maricá Lança Programa Gratuito de CNH para Moradores de Baixa Renda

Nesta sexta-feira (5), foi sancionada pelo prefeito de Maricá, Washington Quaquá, uma nova lei que institui o programa “CNH para Todos”. A iniciativa é inovadora, pois oferece acesso gratuito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para a população de baixa renda da cidade, com todos os custos cobertos pelo município. As inscrições começam em janeiro de 2026, sendo realizadas online após a publicação do edital.

Inclusão e Oportunidade

O prefeito Quaquá destacou a importância da medida para ampliar as oportunidades da população local, mencionando que muitos trabalhadores e empreendedores dependem da CNH para melhorar suas condições de trabalho e renda. “Estamos criando meios de facilitar o empreendedorismo e trazer mais oportunidades para quem vive aqui. Este é mais um passo para cuidar das pessoas e investir no futuro da nossa cidade”, afirmou.

Critérios de Participação

O programa é destinado aos moradores de Maricá que residem na cidade há pelo menos cinco anos, possuem renda familiar de até três salários mínimos e estão inscritos no CadÚnico. Em janeiro de 2026, será lançado o edital para credenciamento dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), e, simultaneamente, se abrirão as inscrições para os interessados no benefício.

Ampla Cobertura dos Custos

A ação é coordenada pela Secretaria de Transportes e Postura em conjunto com a Secretaria de Trânsito (Sectran). O programa oferece cobertura total dos custos associados à obtenção da CNH. Isso inclui taxas do Detran, curso teórico, aulas práticas, locação de veículos para o exame, exame toxicológico quando necessário, e a emissão da Permissão para Dirigir (PPD) ou da CNH definitiva. Estão cobertas as categorias de habilitação A (moto), B (carro) e as transições para C, D e E.

Inclusão Social através de Vagas Reservadas

A política pública também prevê um sistema de reserva de vagas, garantindo a inclusão de diferentes grupos sociais. Uma cota de 5% das vagas é destinada a pessoas com deficiência, pessoas que se declarem pretas ou pardas, mulheres vítimas de violência doméstica e mães atípicas. Além disso, 20% das vagas são reservadas para pessoas com 50 anos ou mais.

Formações Complementares

O programa ainda prevê uma formação complementar, exigindo que os inscritos com escolaridade além do ensino fundamental realizem um curso básico de inglês, também custeado pela prefeitura, como requisito para agendar a prova prática. Para aqueles que optarem por certas categorias, podem ser oferecidos cursos adicionais, como transporte coletivo, transporte escolar, condução de produtos perigosos e operação de veículos de emergência.

Dessa forma, Maricá dá um passo significativo em direção à inclusão e ao desenvolvimento social, promovendo melhores condições para sua população e lançando bases para um futuro mais promissor.

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Foto de Editorial GRDL

Editorial GRDL

Editorial do Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Últimas Notícias

Destaques