Sign In

Maricá oferece 5 cursos gratuitos de idiomas para a população

Maricá lança programa com cursos gratuitos de línguas estrangeiras

Maricá Inaugura Liceu de Línguas com 1.100 Vagas Gratuitas para a Comunidade

Nesta segunda-feira, 2 de junho, a Prefeitura de deu início ao projeto do Liceu Municipal de Línguas, Artes e Inovação Professor Cleiton Malaquias Parreiras. Com foco na educação gratuita de idiomas estrangeiros, a iniciativa oferece aulas de inglês, espanhol, francês e mandarim a servidores, alunos e à população em geral. O evento de inauguração aconteceu no Campos de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel de Moura Brizola, em Itaipuaçu, um dos dois polos do projeto piloto, e contou com a presença da primeira-dama Gabriela Lopes. As aulas começaram já no dia seguinte, 3 de junho.

Homenagem a Cleiton Malaquias e Impacto Educacional

A cerimônia de abertura reuniu professores e familiares de Cleiton Malaquias, ex-professor da rede municipal que faleceu em 2021. A primeira-dama destacou a relevância de dominar uma segunda língua no mundo competitivo atual. “Hoje, saber outra língua, como o inglês, é indispensável para o cidadão. Esse trabalho será fundamental para a formação das nossas crianças, jovens e adultos”, enfatizou Gabriela.

O secretário de Educação, Rodrigo Moura, ressaltou a importância de homenagear o ex-professor ao nomear a instituição em sua memória: “Ter o nome do Cleiton no Liceu é algo marcante. Tenho certeza que, lá do lado de Deus, está feliz por todas essas vidas que estamos alcançando, com o Liceu que é de línguas, inovação e artes”. Além disso, ele destacou o papel da educação na transformação de em uma cidade global.

Detalhes das Vagas e Inscrições

O Liceu oferece cursos com duração de dois anos, ao final dos quais os participantes recebem certificação internacional de eficiência. Ao todo, serão ofertadas 1.100 vagas, divididas em três etapas de inscrição. A primeira etapa, com 240 vagas, destina-se a servidores da Secretaria de Educação e escolas municipais, bem como alunos da Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI). Em julho, abrirão inscrições para estudantes do ensino fundamental, e em agosto, para o público geral de Maricá.

Os interessados podem se inscrever online, escolhendo o curso e o polo desejado, seja no Centro ou em Itaipuaçu. O gerente da Secretaria de Educação, Thiago Brandão, explicou que “o Liceu terá um núcleo por distrito, mas nesta primeira etapa funcionará no Centro e Itaipuaçu. As aulas serão às segundas e quartas e às terças e quintas, das 18h30 às 20h30, e aos sábados, de 8h às 12h”. Além disso, há a possibilidade de inscrição em duas modalidades, caso haja vagas disponíveis.

Integração de Artes e Inovação

O Liceu não se limita ao ensino de línguas; a instituição busca se firmar como um espaço multidisciplinar de formação contínua e experimentação pedagógica. A proposta é voltada a estudantes da rede municipal, educadores e à comunidade, com foco em práticas integradoras e metodologias ativas. Após esta fase piloto, o liceu planeja expandir suas atividades para incluir formação artística — abrangendo música, teatro, dança e artes visuais — e tecnologia educacional, através de iniciativas como robótica, cultura maker e programação.

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Foto de Editorial GRDL

Editorial GRDL

Editorial do Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Últimas Notícias

Destaques