Maricá: Nova Escola de Aplicação e mais uma Estação do Conhecimento são abertas

spot_img

“`html

Inaugurados novos espaços de educação em Maricá

A Prefeitura de , através da Secretaria Municipal de Educação, apresentou à comunidade dois novos espaços voltados à rede municipal de ensino, ambos localizados no Centro da cidade. A inauguração ocorreu na tarde desta terça-feira (03), com a abertura da Escola Municipal de Aplicação (EMAP) José Pereira e da Estação do Saber do Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Zilca Lopes da Fontoura, que oferece mais de cinco mil livros para os estudantes.

A EMAP José Pereira, nomeada em homenagem ao falecido agente educacional Zezinho, tem como objetivo acolher 225 crianças na faixa etária de 5 a 6 anos que estejam no 1º ano do Ensino Fundamental. As aulas serão ministradas em tempo integral. A estrutura da escola inclui um bloco administrativo, nove salas de aula, banheiros adaptados, áreas de lazer coberta e ao ar livre, além de cozinha e refeitório.

O prefeito Fabiano Horta recordou sua infância naquele local, que anteriormente abrigou o Colégio Estadual Elisiário Matta, uma instituição tradicional da região. “Eu sou produto deste jardim de infância, sou produto desta terra. O Zezinho, presente neste espaço, me faz recordar minha infância. A principal intenção dessa homenagem é fortalecer os laços em nosso círculo de afeto. Ao cultivarmos, nos ambientes educacionais, um valor de convivência, estamos sempre criando uma rede pautada pelo afeto e pelo amor. Essa é uma premissa fundamental da existência humana, e esta escola simboliza esses vínculos de afeto”, afirmou Horta.

A nova unidade de ensino foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, visando à formação de estagiários do Curso Normal do C.E. Elisiário Matta, que está situado ao lado da nova escola. “Esta instituição também serve como um espaço de formação, pois aqui iremos preparar profissionais qualificados para o ato de ensinar, resultado da colaboração com o C.E. Elisiário Matta”, explicou Márcio Jardim, secretário de Educação de .

“A educação integral é um dos nossos objetivos. Manter o aluno na escola com uma formação abrangente, que inclua tanto a formação tradicional quanto atividades complementares, como esporte, arte e ciência, é fundamental para o desenvolvimento do estudante. Temos a meta de expandir cada vez mais a oferta de vagas para a educação integral e universizá-la”, completou o secretário.

A Escola Municipal de Aplicação (EMAP) José Pereira está localizada na Rua Abreu Rangel, 115 – Centro. As inscrições para essa escola podem ser realizadas por meio do site “Matrícula Inteligente”, acessível no portal https://edu.marica.rj.gov.br/matriculainteligente/.

José Pereira da Silva, conhecido como Zezinho, deu início à sua trajetória profissional como fotógrafo na Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Rio de Janeiro em 1981. Após a extinção do cargo em 1989, Zezinho passou a atuar na educação, tornando-se parte do quadro permanente de Apoio Pessoal. Em 2002, foi promovido a Agente de Apoio Educacional do C.E. Elisiário Matta, onde se destacou até sua aposentadoria. Em diversas ocasiões, Zezinho foi homenageado por seu entusiasmo e dedicação à educação.

Estação do Saber é inaugurada

No Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Zilca Lopes da Fontoura, foi oficialmente aberta a quarta Estação do Saber, de um total de oito que estão previstas. Esta nova biblioteca, chamada em homenagem ao renomado romancista e dramaturgo espanhol Miguel de Cervantes, conta com cerca de 900 títulos e 5.800 exemplares, além de um auditório com capacidade para aproximadamente 20 pessoas, recepção, duas salas de estudo equipadas e cinco computadores.

“É imprescindível destacar a relevância dessa biblioteca na nossa instituição, que já está em funcionamento. Este espaço é acessível a todas as idades. Miguel de Cervantes nos ensinou que ‘quem tem um livro consegue superar qualquer obstáculo', e é essa mensagem que desejamos transmitir aos nossos alunos”, enfatizou Karina Moraes, diretora-geral do CEPT.

Estação do Saber (Biblioteca) do CEPT Zilca Lopes da Fontoura – Foto: Bernardo Gomes PMM

Bernardo Ferreira Rocha, aluno do 8º ano, esteve presente na cerimônia representando Dom Quixote, um dos personagens mais emblemáticos de Miguel de Cervantes. “Quando fui convidado a participar, pensei que iria ficar nervoso no palco. Mas tudo ocorreu bem. Estou muito feliz com a nova biblioteca. Agora, poderemos levar livros para ler em casa ou até mesmo estudar aqui. Isso abre novas portas para a cultura para todos nós”, afirmou o estudante.

Cada Estação do Saber é equipada com um tótem de autoatendimento, o que permite que os alunos se cadastrem utilizando seu CPF e uma senha, escolham um livro e realizem a retirada de forma automatizada, sem precisar passar pelo bibliotecário. Isso acelera o processo e garante autonomia ao aluno na seleção de obras que mais lhe interessam, embora um profissional permaneça disponível para oferecer apoio no local.

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]