“`html
Maricá efetua pagamento de janeiro do Auxílio Cuidar para beneficiários
Através do novo cronograma que foi disponibilizado no JOM, as transferências para os 2.605 beneficiários ocorrerão entre os dias 15 e 20 de cada mês.
A Prefeitura de Maricá anunciou que o pagamento referente ao mês de janeiro do programa Auxílio Cuidar foi realizado nesta segunda-feira, 20 de janeiro. Este é considerado o maior programa de assistência para pais e responsáveis legais que se dedicam integralmente aos cuidados de pessoas com deficiência (PcD) na cidade. Após o recente aumento do salário mínimo, cada um dos beneficiários do programa agora recebe mensalmente 1.518 mumbucas, o que equivale a R$ 1.518.
A modificação na data do pagamento para janeiro se deu em função da reestruturação administrativa provocada pela troca de governo. O novo calendário de pagamentos será publicado nesta segunda-feira, 20 de janeiro, no Jornal Oficial de Maricá (JOM). Segundo o novo cronograma, os pagamentos serão realizados entre os dias 15 e 20 dos meses subsequentes. Veja o cronograma:
- – 15 a 20 de janeiro de 2025
- – 15 a 20 de fevereiro de 2025
- – 15 a 20 de março de 2025
- – 15 a 20 de abril de 2025
- – 15 a 20 de maio de 2025
- – 15 a 20 de junho de 2025
- – 15 a 20 de julho de 2025
- – 15 a 20 de agosto de 2025
- – 15 a 20 de setembro de 2025
- – 15 a 20 de outubro de 2025
- – 15 a 20 de novembro de 2025
- – 15 a 20 de dezembro de 2025
O Auxílio Cuidar também é um programa que oferece suporte às famílias por meio de iniciativas intersetoriais organizadas pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão, a qual é responsável pela administração do programa, em colaboração com as secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e Trabalho. A proposta deste benefício é ajudar a custear serviços de saúde, higiene, alimentação e outras atividades essenciais para indivíduos que enfrentam limitações severas ou que necessitam de cuidados em tempo integral, como é o caso de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O Auxílio Cuidar visa, portanto, fortificar as condições de cuidado e qualidade de vida das Pessoas com Deficiência e seus responsáveis legais, refletindo um compromisso social do município com essa parcela da população. Com o aumento do valor mensal destinado a cada beneficiário, o programa se revela ainda mais robusto e alinhado ao cenário atual de necessidades sociais e econômicas.
Com essas medidas, a Prefeitura de Maricá busca promover inclusão e suporte às famílias que enfrentam desafios no dia a dia, assegurando que os direitos e necessidades de cuidados de pessoas com deficiência sejam respeitados e atendidos. O esforço conjunto entre diferentes áreas da administração pública é vital para garantir o sucesso do programa, que não só oferece assistência financeira, mas também uma rede de apoio e inclusão social.
Os responsáveis legais que atuam no cuidado a essas pessoas têm um papel fundamental, e a continuidade do Auxílio Cuidar é uma forma de reconhecer e valorizar seu esforço e dedicação. Além disso, o programa é um reflexo das políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade e da dignidade, permitindo que famílias tenham acesso a recursos que potencializam a qualidade de vida de seus entes queridos.
A Prefeitura reafirma seu compromisso em garantir que o auxílio chegue a todos os beneficiários de forma justa e no tempo acordado, conforme o novo cronograma. Os cidadãos devem se manter informados através do Jornal Oficial de Maricá, onde todas as atualizações e alterações serão publicadas.
Com isso, espera-se fortalecer ainda mais o laço entre a Administração Municipal e os cidadão, promovendo um ambiente de diálogo e apoio mútuo na construção de uma comunidade mais inclusiva.
“`