Maricá: Município de Maricá inicia Congresso do Futuro.

Prefeitura de Maricá abre Congresso do Amanhã

Prefeitura de realiza Congresso do Amanhã para debater sustentabilidade

A Prefeitura de , através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação, deu início nesta segunda-feira (01/04) ao Congresso do Amanhã. O evento, que tem entrada gratuita, acontece até quarta-feira (3) em Araçatiba, e tem como objetivo promover diálogos entre líderes e especialistas para criar oportunidades de pesquisa e inovação.

Com o tema “Do Mar de Maricá à Sustentabilidade do Brasil”, o congresso busca celebrar a interseção entre inovação, ecologia e os objetivos de desenvolvimento sustentável. Durante o evento, serão realizadas exposições, oficinas e palestras sobre sustentabilidade, educação, saúde e tecnologias limpas.

O Congresso do Amanhã conta com a participação de 82 palestrantes de universidades, como UFRJ e UFF, e das autarquias municipais – Instituto de Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR), Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). A ideia é que esses especialistas contribuam com ideias para um planeta mais sustentável.

De acordo com a secretária de Ciência, Tecnologia e Formação, Adriana Costa, o objetivo do Congresso é reunir universidades e instituições municipais para debater o futuro do planeta a partir da sustentabilidade. Ela destaca a importância do tema escolhido para o evento, ressaltando a riqueza do mar de Maricá e o desenvolvimento que isso traz para a cidade.

Durante a programação do Congresso, estão previstas palestras de renomados especialistas e representantes de instituições ligadas ao programa “Passaporte Universitário”, como a UniLaSalle, Univassouras, Estácio e Unifeso.

Claudia Cardoso, coordenadora de Projetos da Secretaria, ressalta a importância de discutir soluções tecnológicas e inovadoras para a preservação dos oceanos. Ela enfatiza que o Congresso busca abordar temas como a sustentabilidade dos resíduos gerados pelo avanço tecnológico.

Confira a programação completa do Congresso do Amanhã:

02/04 (terça-feira)
– 10h: Credenciamento-SCTF
– 11h: A inovação em educação em tempos de plataformização
– 12h: Almoço
– 13h: Arquitetura e Urbanismo
– 14h: Benefícios do esporte na universidade como atividade de extensão, inclusão e transformação de vida (com aula prática no local)
– 15h: Mesa redonda dos acadêmicos de Medicina da Liga Salve – Salvando vidas através de simulações realísticas
– 16h: Mesa redonda dos acadêmicos de Odontologia sobre o IETEC – Conhecimentos integrados gerando benefícios para a comunidade
– 17h: O Poder da Tríplice Hélice da Inovação: IES, Governo e Empresas entregando valor e transformando a sociedade
– 18h: Sala Verde UNIFESO: Rumo aos ODSs e Agenda 2030 Escolar
– 19h: Capacitação técnica: um passo para a graduação

03/04 (quarta-feira)
– 10h: Credenciamento – SCTF
– 12h: Almoço
– 13h: Formação PU: Dengue e outras Arboviroses, o que precisa saber?
– 14h: Mudanças Climáticas: Desafios globais, soluções locais
– 15h: Economia Azul
– 15h30: A academia e o Mundo Corporativo
– 16h: Cidades Inteligentes e sustentáveis: Uma proposta para Maricá e Região
– 17h: A nova fase da Internet e o Dinheiro do Futuro
– 17h30: Políticas Públicas para água: fragmentação da responsabilidade política e a perspectiva de futuro
– 18h10: Empreendedorismo Sustentável
– 19h: O Potencial Latente da Cidade de Maricá para o Turismo Científico
– 20h: Encerramento

O Congresso do Amanhã é uma iniciativa importante para promover a discussão e busca por soluções sustentáveis para o planeta. A participação de especialistas e acadêmicos enriquece o evento, proporcionando um ambiente propício para o compartilhamento de conhecimentos e a criação de oportunidades. A Prefeitura de Maricá está de parabéns por incentivar a pesquisa e a inovação em prol de um futuro mais sustentável.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]