Mais de meia tonelada de produtos impróprios para consumo é descartada em supermercado de Maricá
Ação realizada pelo Procon interdita açougue do estabelecimento
Na última quarta-feira (22), uma ação de fiscalização realizada pelo Procon de Maricá, cidade localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, resultou no descarte de 645 quilos de produtos impróprios para consumo em um supermercado no Centro da cidade. Essa é a maior quantidade de material descartado de uma só vez na cidade, de acordo com o órgão fiscalizador.
A fiscalização foi desencadeada após uma denúncia de mau cheiro no local. Ao chegarem ao estabelecimento, os agentes constataram diversas irregularidades no açougue, o que levou à interdição do setor e ao descarte dos produtos impróprios para o consumo.
Irregularidades como produtos fora da validade, carnes deterioradas próximas às que seriam comercializadas, armazenamento inadequado e presença de insetos foram encontradas pelos fiscais. Além disso, foi constatado que a dedetização do ambiente já estava vencida.
Por se tratar de um caso recorrente, o Procon está avaliando a aplicação de uma multa ao estabelecimento. Vale ressaltar que, no último domingo, outro supermercado em Maricá teve que descartar 156 quilos de carne, sendo que cerca de 70% desse total era composto por peças de picanha bovina.
Cabe aos consumidores denunciarem situações irregulares e produtos vencidos, caso percebam. Os números para denúncias são: (21) 2634-1342, (21) 96738-7962 ou WhatsApp (21) 97235-7207. Também é possível realizar reclamações nos postos dos Serviços Integrados Municipais (SIM) do Centro, Inoã e Itaipuaçu.