Maricá: Mais de 10 mil bolsas de graduação concedidas em Maricá

Maricá concede mais de 10 mil bolsas de estudo de ensino superior | Enfoco

: Mais de 10 mil bolsas de estudo de ensino superior são concedidas pela Prefeitura

A Prefeitura de anunciou que comemorou, no dia 27 de abril, um marco importante para a cidade: o programa Passaporte Universitário completou cinco anos, com a concessão de 10.445 bolsas de estudo integrais para cursos de ensino superior em universidades privadas.

De acordo com o governo municipal, nesse período, 2.515 alunos já se formaram em cursos de graduação e pós-graduação. Para celebrar o sucesso do programa, a Prefeitura organizou um show especial do cantor Diogo Nogueira, reunindo os alunos formados em um espaço montado em Araçatiba.

O Passaporte Universitário foi lançado em 2019 e é administrado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Formação. Somente em fevereiro de 2024, foram concedidas 2.070 bolsas para diversos cursos de graduação.

Segundo o prefeito Fabiano Horta, ao longo de sete anos, foi criado um Fundo Soberano com aporte financeiro, que deve chegar a R$ 3 bilhões até o final deste ano. Esse fundo garantirá a continuidade de todas as políticas sociais do município, incluindo o Passaporte Universitário.

O programa tem sido um atrativo para Maricá, levando a cidade a se tornar um polo de ensino, com a instalação de universidades na região. Ao longo desses cinco anos, os alunos da rede municipal de ensino têm enxergado o Passaporte Universitário como uma oportunidade concreta de se tornarem professores, médicos e profissionais de diversas áreas.

As histórias dos alunos recém-formados são inspiradoras e demonstram como o Passaporte Universitário transformou vidas. Felipe Oklly Dias, de 29 anos, era garçom e hoje é advogado graças ao programa. Ele afirma que o Passaporte é uma oportunidade e uma virada de chave em sua vida. Michele Cristina, de 37 anos, moradora de São José do Imbassaí, ressalta que o programa transformou sua vida e hoje ela trabalha na área de Administração.

Outro exemplo é Gabriel do Nascimento de Siqueira Moraes, de 24 anos, morador de Itaipuaçu, que se formou em Fisioterapia e já está prestes a iniciar sua atuação profissional. E Renata Rocha do Nascimento, de 33 anos, que se formou em Serviço Social e destaca como o Passaporte Universitário mudou sua vida.

O Passaporte Universitário oferece cursos de graduação em cinco universidades particulares credenciadas, como a Universidade Estácio de Sá, a UniLaSalle, a Universidade de Vassouras e o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). São oferecidos 44 cursos, incluindo Administração, Direito, Medicina, entre outros.

Além disso, também são concedidas bolsas de estudo para cursos de pós-graduação, como especialização, MBA, mestrado e doutorado. As instituições parceiras nessa modalidade são a Estácio de Sá, a Universidade de Vassouras e a Fundação Getúlio Vargas, oferecendo um total de 21 cursos.

Para participar do processo seletivo do programa, os candidatos devem atender a alguns critérios, como ser brasileiro nato ou naturalizado, residir em Maricá há pelo menos três anos, possuir ensino médio completo, ter renda familiar dentro dos limites estabelecidos e ser aprovado em um processo de aptidão acadêmica organizado pela Prefeitura.

Além das bolsas de estudo, a Prefeitura também oferece o programa Sistema de Orientação ao Universitário (SOU+PU) para auxiliar os alunos a conquistarem uma vaga no Passaporte Universitário. O programa oferece aulas de reforço em Matemática, Português e conhecimentos gerais sobre o município.

Ao todo, foram mais de 8.700 inscritos no curso preparatório oferecido pela Prefeitura para o processo seletivo do programa de bolsas de estudo. O conteúdo foi transmitido no canal do Youtube do SOU+PU.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]