Maricá: Prefeitura lança programa de empregabilidade itinerante
A cidade de Maricá, no estado do Rio de Janeiro, lançou na última quinta-feira (13) a Casa do Trabalhador Itinerante, uma iniciativa da prefeitura para auxiliar os moradores que estão em busca de recolocação profissional. O programa tem o objetivo de conectar os desempregados às oportunidades disponíveis no município.
A Casa do Trabalhador Itinerante percorrerá diferentes regiões da cidade, oferecendo serviços como oferta de vagas de emprego, cadastramento de currículos, orientações jurídicas e vocacionais, dicas de comportamento em entrevistas de emprego, além de palestras e workshops.
Inicialmente, serão realizados quatro finais de semana de atividades. A primeira parada será na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu, nos dias 22 e 23 de junho. Em seguida, o programa estará presente na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, nos dias 29 e 30 de junho. Já nos dias 13 e 14 de julho, o programa estará na praça central de Ponta Negra, e nos dias 27 e 28 de julho, estará na orla de Bambuí. O atendimento será realizado das 9h às 13h.
A Casa do Trabalhador Itinerante contará com a presença de assistentes sociais, psicólogos e uma equipe jurídica com advogados. As vagas de emprego serão ofertadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Maricá, e os currículos cadastrados serão encaminhados para as empresas parceiras do programa. Para participar, os interessados devem levar os originais e cópias de documentos pessoais, como identidade, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e carteira de trabalho.
Além dos serviços de empregabilidade, a programação contará com a participação de cantores da cidade e da Banda Marcial do Colégio Nossa Senhora da Penha, de Itaipuaçu, durante o fim de semana de estreia do programa.
De acordo com o secretário de Trabalho de Maricá, Alessandro Coutinho, a iniciativa tem como objetivo ser um canal facilitador entre as empresas e os trabalhadores. Além dos serviços de encaminhamento para vagas de emprego, o programa também oferecerá orientação vocacional, comportamental e ensinará os participantes a elaborarem currículos de qualidade. Posteriormente, serão anunciadas as datas de atendimento em outros bairros da cidade. Haverá ainda duas Casas do Trabalhador fixas, uma no Centro e outra em Itaipuaçu, que se deslocarão para diferentes áreas do município.
É importante destacar que a Casa do Trabalhador Itinerante é uma iniciativa da prefeitura de Maricá em parceria com o Sine. O objetivo é proporcionar uma maior aproximação entre os desempregados e as oportunidades de trabalho disponíveis no município, facilitando o processo de recolocação profissional.
Com essa importante ação, a prefeitura de Maricá busca promover o desenvolvimento social e econômico da cidade, ao mesmo tempo em que contribui para a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos. A expectativa é que o programa seja um sucesso e ajude a reduzir os índices de desemprego na região.