Maricá: Hospital Che Guevara, em Maricá, recebe heliponto para agilizar resgates e transporte de órgãos

spot_img

Maricá: Hospital Che Guevara, em , inaugura heliponto para agilizar salvamentos e transporte de órgãos

inaugurou, nesta sexta-feira (5), o heliponto elevado do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, localizado em São José do Imbassaí. O heliponto é resultado de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) e a Secretaria de Saúde, e tem como objetivo atender as redes de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros Militares (CBMERJ) e Táxi Aéreo (resgate de trabalhadores de plataformas de petróleo), além de oferecer maior agilidade no transporte de órgãos.

Com uma área de 1.000 m², o heliponto possui capacidade de operar com a aeronave Sikorsky S-92, o maior helicóptero em atividade no Brasil. “Esse hospital é uma referência regional e constrói a política do SUS com eficiência e cuidado. A unidade merecia um heliponto como esse para agregar e se adensar no processo da saúde e do desenvolvimento de Maricá. Ontem a gente viu a necessidade e urgência sem nem mesmo estar inaugurado ajudando a dar celeridade em atendimentos e salvando vidas”, afirma o prefeito de Maricá, Fabiano Horta.

Segundo a secretária de saúde Juliana Nogueira, essa entrega exemplifica a concretude do que o SUS pode fazer e como podemos atuar para salvar a vida das pessoas. O transporte aeromédico é crucial nesse sentido. “O Hospital Dr. Ernesto Che Guevara é um orgulho para nosso município”, ressalta.

O heliponto já teve sua utilidade comprovada antes mesmo da inauguração. Ele foi utilizado pelo Corpo de Bombeiros Militares nesta quinta-feira (4) para resgatar uma vítima de um acidente de trânsito em Saquarema. O paciente, um homem de 30 anos, ficou preso nas ferragens do veículo e precisou ser socorrido pela aeronave dos Bombeiros. No hospital, ele passou por exames que não constataram lesões graves, foi medicado, suturado e liberado.

A inauguração do heliponto é vista como um grande avanço para a região. De acordo com o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, o equipamento permite que o Hospital Che Guevara se torne uma referência também na cadeia do petróleo e gás. Trabalhadores de plataformas poderão ser transportados diretamente para o centro de referência e especialidade em casos de emergência médica. “Ter esse equipamento traz uma vantagem competitiva”, destaca Lacerda.

A logística e infraestrutura do Aeroporto de Maricá, localizado em Araçatiba, na região central, possibilitará a operação do heliponto em tempo integral. Inicialmente, as operações serão realizadas de acordo com as regras de voo visual. No entanto, está previsto um segundo momento em que o heliponto será operado de acordo com as regras de voo por instrumento, com GPS para descidas em condições meteorológicas adversas. Além disso, o heliponto contará com infraestrutura de segurança e balizamento noturno para decolagens e pousos em qualquer horário.

A inauguração desse heliponto representa um importante avanço para a saúde em Maricá e região, proporcionando agilidade nos atendimentos de emergência e transporte de órgãos. Com uma estrutura adequada e equipamentos modernos, o Hospital Che Guevara se consolida como uma referência na área da saúde, contribuindo para salvar vidas e melhorar a qualidade de vida da população local.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]