Polícia Militar derruba balão em comunidade de Niterói
A Polícia Militar (PM) realizou no último domingo (10) a derrubada de um balão em uma comunidade de Niterói, no Rio de Janeiro. A ação foi conduzida pelo Grupamento Aeromóvel da PM, em apoio ao Comando de Polícia Ambiental. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que um grupo solta o balão e, em seguida, um helicóptero da PM o destrói.
Helicóptero causa queda do balão
Conforme informado pelo comando da unidade, o piloto da aeronave se aproximou do artefato, ocasionando a queda do balão por meio do deslocamento de ar provocado pela hélice do helicóptero. É importante destacar que esse procedimento é realizado apenas quando o balão está sobrevoando o oceano ou em áreas autorizadas para a soltura.
Apreensões de balões e ação penal
Além da derrubada desse balão, os policiais também apreenderam outros dois na região de Maricá, com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O caso foi registrado na 82ª DP. Equipes também permaneceram vigilantes nas regiões de Santa Cruz e Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
A soltura, venda, fabricação e transporte de balões são tipificados como crimes ambientais, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais. Aqueles que forem pegos nessas situações podem ser condenados a um a três anos de prisão ou à multa.
Fonte da Notícia: G1