Sign In

Maricá: Governo checa instalações do Centro Materno no Hospital Conde Modesto Leal

Secretaria de Governo vistoria instalações do Centro Materno do Hospital Conde Modesto Leal

Maricá Investe em Reestruturação de Unidade Materna para Melhorar Atendimento

Nesta sexta-feira (13/06), a administração municipal de , através da Secretaria Executiva de Governo, realizou uma visita ao Centro Materno Dr. Alberto Luiz Machado Borges, localizado no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro. O objetivo da inspeção, conduzida com a presença da chefe de Gabinete, Dayrlene Costa, foi observar de perto as transformações em curso que visam otimizar o atendimento de urgência e emergência naquela unidade hospitalar.

Melhorias Estruturais no Hospital Conde Modesto Leal

O hospital, um importante ponto de atendimento 24 horas em , está passando por uma significativa reestruturação física e administrativa. Entre as principais melhorias no local, destacam-se a ampliação do setor de emergência e o aumento do número de poltronas na sala de medicação, que passará de sete para 17. Novos consultórios médicos também estão sendo abertos, e as áreas de recepção e espera estão sendo ampliadas.

Além disso, a atual Unidade de Pacientes Graves será convertida em um Centro de Terapia Intensiva (CTI) completo, elevando o padrão de cuidado intensivo na unidade. O setor de psiquiatria também passará por uma reforma total, com previsão de conclusão para o segundo semestre deste ano.

Expansão dos Serviços de Maternidade

Durante a visita, o secretário Executivo de Governo, Arlen Pereira, acompanhou os procedimentos internos adotados no hospital. Ele destacou que, além das melhorias no Conde Modesto Leal, a cidade planeja expandir os serviços maternidade para o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí. “Iremos ampliar a maternidade e já temos planos para que seja dentro do complexo do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara. É necessário conversar com os profissionais que estão na ponta. Então, é acompanhar como está a situação e planejar o futuro”, afirmou Arlen.

Importância da Presença das Autoridades

A visita incluiu uma análise das salas de pré e pós-parto, da unidade intermediária de internação neonatal e da sala de procedimentos. Segundo Thiago Sugimoto, diretor técnico do hospital, a presença das autoridades durante a vistoria é fundamental para que eles compreendam as demandas e possam vislumbrar soluções futuras. “É importante as autoridades observarem as nossas demandas de perto. Eles virem aqui para falar com as gestantes é extremamente importante porque conseguem visualizar e projetar as soluções futuras”, comentou Sugimoto.

Avanços no Atendimento Humanizado

Ramón Lorenzo, subsecretário de Urgência e Emergência de Maricá, enfatizou a importância do Centro Materno para garantir um atendimento mais humanizado e seguro para gestantes e recém-nascidos. “Estamos investindo em estrutura, capacitação das equipes e protocolos de excelência. É uma conquista que reforça nosso compromisso com a vida desde o primeiro momento”, destacou.

Sobre o Hospital Municipal Conde Modesto Leal

O Hospital Municipal Conde Modesto Leal é a principal unidade de Urgência e Emergência em Maricá, operando 24 horas por dia e realizando mais de 200 mil atendimentos no ano passado. Além disso, o hospital abriga o Centro Pediátrico Dr. Anísio Rangel Filho, inaugurado em dezembro de 2022, que é dedicado ao atendimento infantil com humanização e estrutura completa. Entre seus recursos, estão quatro consultórios, uma sala de medicação, um lactário, área para atividades lúdicas, dez leitos pediátricos, dois de isolamento e três para traumas.

Já o Centro Materno Dr. Alberto Luiz Machado Borges, unidade referência em maternidade na cidade, foi reestruturado e entregue em dezembro de 2023. O local oferece assistência de qualidade a gestantes, puérperas e recém-nascidos, dispondo de espaço para pré-parto, parto e pós-parto (PPP), consultórios, acompanhamento neonatal, entre outros.

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Foto de Editorial GRDL

Editorial GRDL

Editorial do Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Últimas Notícias

Destaques