Maricá é a 5ª cidade mais ágil do Estado na criação de empresas

Maricá é a 5ª cidade mais rápida do Estado para abertura de empresas

“`html

Maricá se destaca como a 5ª cidade mais ágil para a abertura de empresas no estado do Rio de Janeiro

Empresário pode ter viabilidade de local aprovada e empreendimento registrado em 13,2 horas

figura entre as cinco cidades mais rápidas do Estado do Rio de Janeiro quando se trata de prazos para a formalização de empresas. Dados provenientes dos Painéis do Mapa de Empresas do Governo Federal indicam que a cidade ocupa a quinta posição no ranking estadual, dentre os 92 municípios fluminenses, ao se considerar o tempo médio necessário para abrir e registrar empresas em 2024. Comparado a 2023, avançou, subindo duas posições no ranking.

O município apresentou uma média de 7,9 horas para a aprovação da viabilidade de local de uma empresa, além de 5,3 horas para o registro do empreendimento. O painel revela ainda que é 48% mais rápida do que a média estadual para a abertura de empresas e 58% mais eficiente no registro. Atualmente, a cidade que lidera esse ranking é Mesquita, seguida por Teresópolis, Miguel Pereira e Rio das Ostras.

É importante ressaltar que um dos objetivos do prefeito Washington Quaquá é fortalecer o empreendedorismo local, modernizar os serviços públicos e reduzir a burocracia. “Toda a reestruturação que estamos realizando visa beneficiar, acima de tudo, aqueles que realmente empreendem e geram emprego e renda em Maricá. A diminuição da burocracia é uma determinação pessoal para que o empreendedor encontre facilidades para crescer, contratar mais pessoas e se desenvolver em sintonia com a cidade”, destacou o prefeito Washington Quaquá.

A secretária de Gestão Tributária e Fiscal, Lawrice Souza, também enfatizou que diversas medidas estão sendo implementadas para acelerar os processos, economizar papel e permitir que os empreendedores iniciem seus negócios de forma segura. “Estamos comprometidos em aumentar a abertura de empresas na cidade, através da automação de processos. Para se ter uma ideia, atualmente, todos os alvarás para legalizar empresas no município são emitidos de forma automatizada. Isso permitiu que Maricá, em 2024, aumentasse em 16% o número de Alvarás de Localização concedidos, comparado a 2023”, enfatizou a secretária.

Secretária Lawrice Souza em reunião sobre melhoria de processos

Uma outra iniciativa da secretaria é a padronização dos serviços e melhorias na qualidade do atendimento prestado pelos servidores nas quatro unidades do SIM (São José, Inoã, Itaipuaçu e Centro). Nesta semana, todos os servidores dessas unidades estão passando por treinamentos e alinhamentos com o objetivo de proporcionar um impacto ainda mais positivo na vida dos empreendedores e da população em geral.

“O contribuinte é nossa prioridade. Nossa meta é coletar as opiniões dos cidadãos sobre os serviços oferecidos nessas unidades e continuamente aprimorar nossos atendimentos. Temos recebido muitos retornos favoráveis, mas nossa missão é melhorar sempre”, frisou a secretária Lawrice Souza.

Servidores da secretaria em treinamento para melhorar o atendimento ao público

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

“`

Este texto foi reestruturado e expande a informação, mantendo a essência do conteúdo original, mas tornando-o único. A inclusão de imagens com textos alternativos ajuda a melhorar o SEO, e as seções são formatadas com tags HTML para facilitar a leitura.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Foto de Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]