Sign In

Maricá: Como a cidade reduziu a violência com tecnologia e ação social?

Maricá reduz índices de violência aliando investimento em tecnologia com políticas sociais

Maricá se Destaca na Segurança Pública com Tecnologia e Iniciativas Sociais

Em um cenário onde a segurança pública é um desafio crescente no estado do Rio de Janeiro, se sobressai com resultados notáveis. Em 2025, a cidade alcançou uma expressiva redução nos índices de criminalidade, destacando-se na Região Metropolitana e dos Lagos. Entre os marcos estão a completa ausência de latrocínios, a queda nas mortes violentas e a recuperação de veículos furtados, sem registros de roubos de carga.

Avanços Tecnológicos no Monitoramento

O avanço na segurança em é alavancado pela combinação de tecnologia avançada com políticas sociais. A cidade dispõe do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), já equipado com mais de 770 câmeras com reconhecimento facial e de caracteres, auxiliando as ações da Guarda Municipal e da Polícia Militar. O planejamento prevê a ampliação desse número para 7 mil câmeras, potencializando o monitoramento e a eficácia nas respostas das forças de segurança. Em 2025, essa integração rendeu mais de 350 encaminhamentos à delegacia.

Guardas Municipais Armados

Inspirando-se em estratégias da capital, Maricá prepara a implantação de sua Guarda Municipal armada. Os agentes passarão por treinamento intensivo, em colaboração com a Polícia Militar, focando nos direitos humanos e táticas operacionais. O uso de câmeras corporais será mandatório, garantindo que toda atuação seja monitorada pela Corregedoria e pelo Ministério Público. “Todo o protocolo será fiscalizado pelo MP, que é o fiscal natural da atividade policial, garantindo o uso responsável da força”, declara o secretário de Segurança Cidadã, coronel Júlio Veras.

Crescimento Urbano e Ações Sociais

Com um crescimento populacional acelerado, Maricá lidera como a cidade de maior crescimento no estado, conforme o Censo 2022. O prefeito Washington Quaquá ressalta a importância de não apenas reprimir, mas também implementar políticas sociais que criem oportunidades. Dentre as iniciativas, destacam-se a Renda Básica de Cidadania para mais de 40 mil famílias, o transporte público gratuito com a Tarifa Zero e o Passaporte Universitário, responsável por mais de 6 mil bolsas de estudo integrais.

Iniciativas para o Bem-Estar Comunitário

Uma inovação significativa é a criação do Grupamento de Ocupação Democrática Armada do Território (GODAT), focado em prevenir o domínio armado em comunidades. Além disso, a segurança em Maricá se estende ao suporte de mulheres vítimas de violência, através do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher. Criado em parceria com a Polícia Civil, o núcleo oferece assistência psicológica, jurídica e social.

Com ações que aliam repressão qualificada, inteligência policial e inclusão social, Maricá pretende firmar um modelo de segurança pública centrado em resultados e direitos. “Vamos investir o que for preciso para ter a melhor segurança pública municipal do Brasil”, finaliza o prefeito Washington Quaquá.

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Foto de Editorial GRDL

Editorial GRDL

Editorial do Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Últimas Notícias

Destaques