Maricá começa a Campanha de Vacinação contra a gripe nesta quarta (02)

spot_img

“`html

Maricá Antecipará Campanha de Vacinação Contra a Gripe

O município de , localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, anunciou que estará antecipando o início da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da gripe. A vacinação começará a ser realizada de segunda a sexta-feira, iniciando às 8h da manhã, em todas as 27 Unidades de Saúde da Família (USF) espalhadas pelos quatro distritos da cidade. Além disso, outros municípios do estado do Rio também optaram pela antecipação da vacinação.

Durante esta fase inicial, o foco da campanha será nas crianças com idades entre 6 meses e menores de 6 anos. Os responsáveis devem levar as crianças até as unidades de saúde, portando um documento de identidade e a caderneta de vacinação, caso possuam.

Uma das grandes novidades deste ano é a inclusão da vacinação contra a gripe nesse segmento como parte integrante do Calendário Nacional de Vacinação, que agora será uma rotina regular na imunização. Essa decisão, promovida pelo Ministério da Saúde, visa reduzir a incidência de complicações, internações e a mortalidade causada por infecções pelo vírus Influenza entre essas crianças, que são consideradas um grupo de maior risco.

A partir da próxima segunda-feira, dia 7 de maio, a vacinação se expandirá para incluir outros grupos prioritários. Esses grupos abrangem puérperas, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, professores de instituições de ensino, pessoas que sofrem de doenças crônicas não transmissíveis e condições clínicas especiais, indivíduos com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, membros das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, incluindo os urbanos e de longo curso, funcionários do setor portuário, trabalhadores do sistema prisional, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos que estão sob medidas socioeducativas, além da população privada de liberdade.

O secretário de Saúde, Marcelo Velho, enfatizou a relevância da vacinação e como essa atitude pode salvar vidas. Ele fez um apelo à comunidade para que se engajem na campanha: “Iniciaremos a vacinação contra a gripe em todas as Unidades de Saúde da Família. É crucial que as crianças até 5 anos, idosos e gestantes procurem se vacinar, pois a vacina é a principal forma de se prevenir contra casos graves da doença e possíveis hospitalizações. Agora, essa vacinação faz parte da nossa rotina de imunização. Se dirija à unidade de saúde mais próxima e proteja-se”, afirmou o secretário.

Além do início da vacinação, será realizado um Dia “D” de Vacinação, programado para o dia 10 de maio, das 9h às 16h, em que todas as Unidades de Saúde da Família estarão disponibilizando a vacina contra a gripe para todos os que ainda não puderam comparecer a um dos locais de imunização.

Fonte: Guia Região dos Lagos


“`

Obs: Certifique-se de substituir “URL_da_imagem_exemplo.jpg” pela URL correta da imagem que deseja utilizar.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Foto de Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]