“`html
Maricá intensifica a segurança pública com tecnologia avançada
Veículos clonados e roubados foram recuperados por meio de imagens capturadas pelo Centro de Integração de Operações em Segurança Pública
A Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura de Maricá foi responsável pela apreensão e recuperação de seis veículos suspeitos em um período de apenas cinco dias, utilizando as câmeras de monitoramento do Centro de Integração de Operações em Segurança Pública (Ciosp). Esses incidentes ocorreram entre os dias 3 e 7 de abril em diversas localidades da cidade, com suporte das forças policiais.
Estas ações se inserem em uma estratégia crucial de segurança pública planejada para o município, que conta com uma rede de 774 câmeras distribuídas em locais estratégicos e em funcionamento contínuo. O sistema 190 Integrado faz a análise das imagens em tempo real e promove a integração de dados com as forças policiais, permitindo uma resposta rápida das equipes responsáveis pela interceptação e verificação de veículos suspeitos.
A cidade de Maricá é munida de várias câmeras do tipo CFTV, que têm como função o monitoramento visual, e outras do tipo OCR, que realizam a leitura automática de placas e conectam esses dados com registros na secretaria de segurança. Em um dos eventos, o Ciosp alertou as equipes em patrulha sobre um veículo suspeito de clonagem que estava circulando pela cidade durante o dia.
Nessa segunda-feira, os operadores de plantão no Ciosp foram notificados sobre um automóvel com registro de furto/rroubo entrando na cidade pela Serra do Mato Grosso, que delimita os territórios de Maricá e Saquarema. Assim que o alerta foi emitido, os agentes conseguiram localizar o veículo na rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), nas proximidades do bairro Condado.
Na sexta-feira, 4 de abril, as equipes do Ciosp foram informadas sobre um carro clonado que trafegava pela Avenida Itaipuaçu, no sentido da Estrada dos Cajueiros, próximo à Rua 86. Após o aviso, os policiais encontraram o veículo na Rua 87, quando entrava na garagem de uma residência, e procederam com a abordagem do motorista, que foi preso em flagrante na operação.
Com a implementação do sistema 190 Integrado, a cidade de Maricá consolida a confiança da população nas iniciativas de segurança pública, assegurando um atendimento mais ágil, eficaz e transparente. O uso dessa tecnologia possibilita rapidez e eficiência na localização e recuperação de veículos, o que é um grande avanço para a segurança local.
O papel do Ciosp na segurança de Maricá
O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Maricá possui um total de 774 câmeras alocadas nos quatro distritos do município: Sede, Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu. Esse conjunto de câmeras consiste em diversas do tipo CFTV e outras do tipo OCR, que estão estrategicamente posicionadas em 64 locais diferentes, ao longo da cidade.
Disponível 24 horas por dia, o Ciosp tem se mostrado uma ferramenta valiosa na resolução de crimes, colaborando até mesmo com investigações em outros estados. Instituições de diversas partes do Rio de Janeiro frequentemente solicitam acesso às imagens para auxílio em casos específicos. Tais solicitações são feitas por diversas delegacias da região, incluindo aquelas especializadas, assim como por órgãos de segurança pública e outros departamentos. O Ciosp atua de forma integrada com a Guarda Municipal e a 6ª Companhia do 12º Batalhão de Polícia Militar, que é a responsável pelo policiamento em Maricá.
As medidas adotadas por Maricá refletem um empenho significativo em garantir a segurança da população, utilizando os avanços tecnológicos disponíveis para monitorar e proteger a comunidade. A integração dos dados e a mobilização rápida das forças policiais têm se mostrado eficazes na luta contra a criminalidade na região.
“`