Maricá: Cidade participa do BRICS+, no Irã, e ressalta o papel das cidades
Maricá Sedia Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios dos BRICS+
A Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios dos BRICS+ ocorrerá em Maricá no próximo mês.
O vice-prefeito de Maricá, João Maurício de Freitas, representou o prefeito Washington Quaquá durante a Reunião de Direção da Associação de Cidades e Municípios dos BRICS+, realizada no Irã, no Oriente Médio. O encontro destacou a importância da inclusão das cidades emergentes nas discussões multilaterais, uma vez que o evento marcará a primeira Assembleia Geral da Associação, prevista para os dias 26 a 28 de maio, em Maricá. Este evento faz parte da agenda oficial da Presidência dos BRICS em 2025, que terá coordenação brasileira.
O acrônimo BRICS reúne as iniciais dos países que representam economias emergentes, incluindo membros que recentemente se juntaram ao grupo. A Associação Brasileira de Municípios, liderada pelo prefeito Washington Quaquá, é fundamental para fomentar o diálogo com a presidência do BRICS, atualmente ocupada pelo Brasil, com o intuito de garantir que a voz dos governos locais seja ouvida dentro das estruturas desse organismo internacional.
A última reunião propôs diversas iniciativas de cooperação internacional com foco no fortalecimento das administrações locais. Durante seu discurso, o vice-prefeito enfatizou que a participação ativa das cidades é crucial na elaboração das políticas multilaterais, ressaltando que “os problemas que afetam a população mundial têm suas origens e soluções nas cidades”.
Na Assembleia em Maricá, será elaborado um documento que reunirá propostas e prioridades dos municípios, que será encaminhado aos líderes dos países-membros do BRICS. João Maurício ressaltou que a cooperação entre cidades emergentes é um recurso valioso na abordagem dos desafios enfrentados pelo sistema multilateral, que se encontra atualmente sob pressão.
“As cidades ao redor do mundo têm muito a oferecer nas negociações internacionais. Nos centros urbanos, lidamos diretamente com os problemas que afetam a vida das pessoas e, muitas vezes, encontramos as soluções para os desafios mais complicados que nossas sociedades enfrentam. Além disso, os governos locais já estão habituados a trabalhar em conjunto, trocando conhecimentos e experiências”, declarou João Maurício durante a cerimônia.
O vice-prefeito destacou, ainda, os significativos avanços sociais que Maricá alcançou desde o primeiro mandato de Washington Quaquá, que teve início em 2009. A cidade se tornou um exemplo no Brasil por suas políticas públicas inovadoras, como o sistema de transporte gratuito, a moeda social Mumbuca e o programa Passaporte Universitário. Essas iniciativas têm contribuído para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, com especial atenção aos temas que afetam populações em situação de vulnerabilidade, como fome, saúde, educação, segurança pública e cultura.
“Maricá é uma cidade que cuida, transforma e inspira. Estamos investindo em programas que promovem a dignidade e a qualidade de vida dos nossos habitantes, olhando de forma especial para os desafios que mais impactam os grupos vulneráveis em nossas cidades. Buscamos, sempre, criar um ambiente justo e solidário para todos”, enfatizou João Maurício.
A reunião em Teerã juntou líderes municipais de vários países do BRICS e seus aliados, contribuindo para fortalecer a relevância das cidades no cenário internacional e preparando o caminho para um novo papel ativo das administrações locais nas decisões que afetam a sociedade global. O evento em Maricá promete ser um marco importante para a discussão de soluções e trabalho colaborativo entre os governos locais, visando uma atuação mais efetiva em questões que transcendem fronteiras.