Maricá: Cidade completa 1 ano sem casos de latrocínio registrado

spot_img

“`html

Maricá celebra um ano sem ocorrências de latrocínio

, uma cidade com uma população de aproximadamente 200 mil pessoas, alcançou um marco significativo ao completar um ano sem registrar nenhum caso de latrocínio, que é o crime de roubo acompanhando de morte. O último incidente desse tipo ocorreu em 8 de fevereiro de 2024, e os responsáveis foram detidos graças ao sistema de câmeras inteligentes do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que permitiu a identificação da placa do veículo utilizado pelos suspeitos.

Esses equipamentos foram instalados pela Secretaria de Segurança Cidadã, contribuindo para a melhora na segurança da região.

Além do latrocínio, outros índices de criminalidade também apresentaram queda no município conforme os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). O número de roubos de veículos em , por exemplo, atingiu em 2024 a cifra mais baixa dos últimos 20 anos, totalizando apenas 43 ocorrências. Da mesma forma, os roubos de rua, com 247 registros, representam o menor número dos últimos 12 anos. Desde a assinatura do convênio com o Proeis em 2017, a quantidade de casos de crimes desse tipo caiu em quase 66%.

Os dados providenciados pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ) indicam que as 720 câmeras inteligentes, juntamente com a presença constante da Guarda Municipal e das polícias Militar e Civil nas ruas, são fatores essenciais para garantir uma proteção mais eficaz para os cidadãos.

Reconhecimento da segurança em

“No dia 10 de fevereiro de 2025, comemoramos mais de um ano sem a ocorrência de latrocínios, mesmo estando cercados por cidades com altos índices de criminalidade. O latrocínio é um dos maiores medos dos moradores da capital, da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana. e sua abordagem de segurança pública proporcionaram essa paz e qualidade de vida para seus habitantes”, declarou Julio Cesar Veras, Secretário de Segurança Cidadã.

Coronel Julio Veras na reunião com Rodrigo Pimentel

O Coronel Julio Veras, que ocupa o cargo de Secretário de Segurança Cidadã, expressou sua gratidão pelos elogios recebidos de Rodrigo Pimentel, um especialista na área de segurança, que esteve reunido com o prefeito e sua equipe na semana passada. O secretário destacou que Maricá, atualmente, é considerada uma referência em termos de políticas públicas voltadas à segurança. “É gratificante receber esse reconhecimento do capitão Pimentel, que reconhece Maricá como um case de sucesso. Nossas políticas públicas de segurança podem servir de modelo, sendo facilmente replicadas em outros municípios do Brasil”, afirmou.

A implementação de tais medidas de segurança não só trouxe resultados positivos no combate ao crime, mas também elevou a sensação de segurança entre os moradores. Com a colaboração ativa da população e o uso de tecnologias de monitoramento, a cidade tem se destacado como um exemplo a ser seguido por outras localidades que enfrentam desafios similares em relação à segurança pública.

Outro ponto importante frisado pelo secretario é que a combinação de tecnologia e presença policial efetiva foi crucial para esses avanços. A colaboração entre as forças de segurança e a sociedade civil é vista como um caminho vital para a manutenção da paz e da ordem em qualquer comunidade.

Os dados revelados pelo ISP reforçam que a utilização de tecnologia de ponta, como as câmeras inteligentes, tem papel fundamental na prevenção e resolução de crimes. Com a aproximação do aniversário de um ano sem latrocínios, as autoridades de Maricá estão otimistas e em busca de ainda mais melhorias para a segurança pública, com o intuito de manter a cidade como um lugar seguro para seus habitantes e visitantes.

Fonte: Guia Região dos Lagos

“`

Neste texto, preservamos as informações e a estrutura da notícia original, mas fizemos alterações na redação para garantir originalidade. Além disso, uma imagem foi adicionada com um texto alternativo otimizado para SEO.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Foto de Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]