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Colisão de caminhão causa interdição de trecho em Maricá
Um acidente ocorreu na Rua Raul Alfredo de Andrade, no Bairro Caxito, cuja causa foi a colisão de um caminhão contra um poste, aproximadamente às 6h10 da manhã da quinta-feira (27). O impacto provocou a interdição da Estrada do Caxito no trecho afetado, levando a fiação elétrica da Enel a cair sobre um ônibus da EPT – Vermelhinho que transitava pela área no momento da ocorrência.
Equipes da Enel estão atuando no local do acidente
A Enel Distribuição Rio comunicou que o incidente resultou em uma interrupção no fornecimento de energia na região afetada. Em resposta imediata, a empresa enviou uma equipe técnica para a área, cuja missão é restaurar o fornecimento de energia o mais rapidamente possível.
Incidentes frequentes com postes elétricos
Até o momento em 2024, a Enel Distribuição Rio registrou um total de 470 colisões com postes da rede elétrica em sua área de concessão, o que representa uma média superior a uma batida por dia. Esse número é alarmante: em comparação com 2023, houve um aumento de 20,2% nas ocorrências, quando 391 postes foram danificados em acidentes de veículos e motocicletas. No ano passado, as interrupções no fornecimento de energia afetaram 311.574 clientes, um aumento de 63% em relação aos 190.821 registrados em 2023.
Principais locais de colisões
Segundo um levantamento realizado pela Enel Rio, a cidade de Campos dos Goytacazes lidera o ranking de colisões em postes em 2024, contabilizando 85 acidentes. As cidades da Região dos Lagos e Niterói seguem na lista, com 85 e 61 ocorrências, respectivamente. Além disso, a Região Noroeste registrou 54 colisões, enquanto a Região Serrana teve 49. Magé, na Baixada Fluminense, contabilizou 37 batidas, e a Região Sul, 36. A lista é finalizada por São Gonçalo, com 34 registros, e Macaé, com 28.
Durações de atendimento e reparos
A diretora de Operações e Manutenção da Enel Rio, Willane de Paula, mencionou que a maioria das colisões ocorre nas sextas-feiras e nos fins de semana. Ela ainda destacou que essas ocorrências geram prejuízos tanto para a companhia de energia quanto para os clientes. O tempo médio necessário para realizar reparos ou a substituição de um poste danificado é de cerca de oito horas. “Quando um poste é derrubado, isso implica em horas de trabalho para as equipes de manutenção. Com frequência, não apenas o equipamento precisa ser substituído, mas também toda a rede elétrica conectada a ele. Existem casos em que nossas equipes devem esperar pela perícia policial antes de iniciarem os trabalhos, o que prolonga ainda mais o tempo em que os consumidores ficam sem energia”, declarou.
Responsabilidade sobre danos e comunicação de acidentes
Quando um poste sofre danos devido a uma colisão, é essencial que a Enel Distribuição Rio seja informada para que possa proceder com a troca. A concessionária enviará rapidamente uma equipe ao local para realizar os reparos necessários, tanto no poste quanto na rede elétrica afetada. Após registrar a placa do veículo envolvido e tirar fotos do acidente, os custos operacionais relacionados, que incluem desde o atendimento inicial até a substituição ou conserto do poste e/ou da rede elétrica, são encaminhados para o departamento jurídico da empresa, que se encarrega de cobrar do proprietário do veículo os danos causados.
Orientações em casos de acidentes com postes
A Enel Rio também oferece algumas orientações sobre como proceder em situações de acidentes envolvendo seus postes. Em primeiro lugar, no caso de um acidente que resulte na queda de um poste ou de cabos, é recomendado que as pessoas permaneçam dentro do veículo, evitando contato com partes metálicas, até que as equipes da empresa cheguem ao local. Os pedestres são orientados a se manter afastados e a não tocar em cabos que estejam caídos, além de não tentarem isolar a área. É crucial que as chamadas para o socorro sejam feitas imediatamente.
Contatos e informações adicionais
Para informar ocorrências, solicitar serviços ou esclarecer dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Enel através de diversos canais: o site oficial da Enel Rio (www.enel.com.br), o aplicativo da Enel disponível para iOS e Android, o WhatsApp Elena pelo número (21) 99601-9608 ou pela Central de Relacionamento 0800 28 00 120.
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