Sign In

Maricá: Câmeras da cidade ajudam a recuperar 33 carros furtados!

Câmeras inteligentes da Prefeitura de Maricá auxiliam na recuperação de 33 veículos roubados — RC24H

Maricá recupera 33 veículos roubados em operação com apoio da PM

Nos últimos 30 dias, um total de 33 veículos que haviam sido roubados ou furtados foi recuperado na cidade de , no estado do Rio de Janeiro. Essa ação é parte de uma operação colaborativa com o programa ‘190 Integrado’, desenvolvido pela Polícia Militar do Estado.

A Prefeitura de , através da Secretaria de Segurança Cidadã, tem se juntado aos esforços das forças de segurança estaduais, buscando incrementar o monitoramento e tornar mais eficazes as respostas a ocorrências dentro do município. Essa parceria visa não apenas a recuperação de veículos, mas uma melhora na segurança pública da região como um todo.

O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) local opera com um total de 773 câmeras, sendo que 164 delas são do modelo OCR, que realiza a leitura automática das placas dos veículos. Assim que um veículo é identificado como roubado, furtado ou clonado, as equipes do Proeis ou da Guarda Municipal são imediatamente acionadas para proceder com a abordagem e recuperação do automóvel.

Após a integração do sistema, que ocorreu em 19 de março, o número de veículos recuperados cresceu em 75% em comparação ao período anterior à parceria. Um exemplo recente foi no dia 10 de abril, quando um veículo do modelo Jeep, cujas placas apresentavam indícios de clonagem, foi detectado enquanto transitava pela RJ-106. Esse veículo estava ligado a uma tentativa de duplo homicídio no Espírito Santo e foi rapidamente abordado pela Polícia Militar, resultando na prisão do suspeito que dirigia o carro.

Esse projeto representa apenas um passo inicial para um futuro aprimoramento das operações do Ciosp em Maricá, que está previsto para incluir um sistema mais moderno voltado à inteligência da segurança local, além da instalação de mais de 7 mil câmeras pela cidade.

As ações implementadas mostram um comprometimento das autoridades locais em criar um ambiente mais seguro para os cidadãos, utilizando a tecnologia como aliada na luta contra a criminalidade. A utilização de câmeras de segurança e sistemas integrados de monitoramento são estratégias que vêm sendo adotadas em diversos municípios para combater o aumento de crimes patrimoniais.

É imprescindível que os cidadãos colaborem com as iniciativas de segurança, denunciando atividades suspeitas e ajudando as forças de segurança a desempenharem seu papel efetivamente. A recuperação de veículos e a prisão de criminosos são frutos de um trabalho em conjunto entre a população e as instituições responsáveis pela manutenção da ordem e segurança pública.

Os resultados positivos dessa operação em Maricá são um exemplo de como a tecnologia pode influenciar e melhorar a segurança pública. A ampliação das câmeras e a integração das informações são passos para a criação de um ambiente urbano mais seguro e protegido para todos os residentes e visitantes da cidade.

Operação policial em Maricá

Com a continuidade desse programa e a expansão dos recursos disponíveis, espera-se que a taxa de criminalidade na cidade de Maricá venha a diminuir significativamente, proporcionando uma sensação de segurança aos cidadãos e um espaço urbano mais favorável para o desenvolvimento social e econômico da região.

A iniciativa de recuperação de veículos é uma das várias ações que a Prefeitura de Maricá acredita serem fundamentais para estabelecer um padrão de segurança cada vez mais efetivo. Com a colaboração da comunidade, o trabalho das autoridades tende a ser mais eficaz, contribuindo para um futuro mais seguro para todos.

Esse esforço conjunto entre a Prefeitura e as forças de segurança é um claro sinal de que as autoridades estão dispostas a investir no que há de mais moderno em tecnologia de segurança, buscando garantir um atendimento ágil e eficaz às demandas da população.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Foto de Editorial GRDL

Editorial GRDL

Editorial do Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Últimas Notícias

Destaques