Maricá: Maricá realiza 3º Festival Cultura de Direitos
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos, promoveu no último sábado (13/04) o 3º Festival Cultura de Direitos, no polo Pedreiras, localizado no distrito Centro. O evento contou com a participação de mais de 300 pessoas e teve como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelos alunos nas oficinas de música, dança, capoeira, fotografia e grafite.
Durante o festival, os alunos tiveram a oportunidade de mostrar o resultado de todo o trabalho realizado nas oficinas. Houve apresentações de música com interpretação em Libras, coral acompanhado de instrumentos como violino, violão, flauta, saxofone e cavaco, além de performances de dança, capoeira, fotografia e grafite. O evento foi aberto ao público e recebeu um grande número de visitantes.
Diestéfano Sant'Anna, coordenador geral do programa Cultura de Direitos, destacou a importância do festival para divulgar as atividades e ampliar o engajamento da comunidade nas unidades do programa. “Esse ano nós vamos fazer um festival em cada polo. Essa iniciativa é fruto de todo o trabalho desenvolvido no programa e que agora foi apresentado às famílias”, afirmou Sant'Anna.
Jaqueline Barreto, supervisora do projeto no Polo Pedreiras, ressaltou que além das atividades oferecidas, as famílias participantes também recebem suporte do programa. “O intuito do nosso projeto é sempre fazer ele crescer, acolhendo todo tipo de público e dando suporte as suas famílias para ter acesso a demais políticas sociais”, explicou Barreto.
O programa Cultura de Direitos foi criado com o objetivo de desenvolver a capacitação por meio de oficinas de audiovisual, videoarte, música, capoeira e mídias sociais, integrando as ações da secretaria com a comunidade. As atividades são realizadas em seis polos no município e proporcionam o acompanhamento social das famílias, garantindo seus direitos básicos e promovendo uma relação direta entre poder público e população através dos agentes sociais do Comitê de Defesa dos Bairros.
Para facilitar o acesso da população aos polos do programa, a prefeitura disponibilizou os endereços de cada um deles. São eles:
– Polo Bambuí: Jardim Balneário – Rua 86 (antiga Rua 5), Quadra 191, Lote 07, nº 493.
– Polo Pedreiras: Rua Alcides José Rodrigues, número 102 (antiga Rua dos Quintanilhas).
– Polo Inoã: Rua da Esperança, Lote 18, Quadra 17, Loteamento Chácaras (antiga Rua 5).
– Polo Itaipuaçu: Rua Isaltina Filomena, número 203, Quadra 10, Lote 128- Itaipuaçu.
– Polo Recanto: Rua Raimundo Monteiro, número 203, Recanto.
– Polo Manu Manuela: Rua 27, número 586, Lote 890, Quadra 26.
O 3º Festival Cultura de Direitos em Maricá foi um sucesso e proporcionou momentos de arte, cultura e interação entre os participantes. A iniciativa da prefeitura em promover esse evento demonstra o compromisso em valorizar e estimular as expressões artísticas e culturais da cidade, além de proporcionar o acesso à cultura e aos direitos a todas as famílias maricaenses. Com mais festivais nos polos do programa, o objetivo é fortalecer cada vez mais a participação da comunidade e garantir o acesso às políticas sociais oferecidas pelo município.
Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos