Sign In

Mancha de óleo em Arraial do Cabo está sendo monitorada por autoridades ambientais

Autoridades ambientais monitoram mancha de óleo no mar de Arraial do Cabo | Arraial do Cabo - Rio de Janeiro

Manchas de óleo são encontradas na Prainha, em Arraial do Cabo

No último fim de semana, foram encontradas manchas de óleo bruto na Prainha, em Arraial do Cabo, o que gerou preocupação nas autoridades ambientais. A Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (AREMAC), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) estão monitorando de perto a situação.

Na terça-feira, a equipe de monitoramento da AREMAC realizou uma inspeção rigorosa nas praias da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (RESEXMar-AC). Felizmente, após uma busca minuciosa, nenhum sinal de óleo foi encontrado no mar, costões, ilhas ou beira das outras praias da Reserva.

Monitoramento constante é fundamental para proteger o patrimônio natural

O presidente da AREMAC, Eraldo Cunha, ressaltou a importância do monitoramento constante para proteger o patrimônio natural de Arraial do Cabo. A equipe continua cumprindo as ações permanentes previstas no Contrato de Concessão do Direito Real de Uso (CCDRU).

O ICMBio também está monitorando uma mancha de óleo próxima à costa de Arraial do Cabo, que está fora da RESEXMar-AC. A direção do deslocamento da mancha ainda não é certa.

O Ibama acionou o Núcleo de Emergências Ambientais para identificar e localizar a mancha de óleo. Uma aeronave será utilizada para realizar o sobrevoo e determinar sua localização exata, o caminho das correntes e os possíveis desdobramentos para a contenção, se for necessário, conforme informou Leandro Goulart, chefe da Reserva Extrativista.

Praias de Arraial do Cabo não apresentam óleo no momento

A Prefeitura de Arraial do Cabo informou que equipes da Secretaria do Ambiente estão monitorando as praias do município e, até o momento, não há presença de óleo nas praias, que estão limpas e liberadas para o banho.

O Centro de Desastres Ambientais da Petrobras está na Prainha em Arraial nesta quarta-feira para fazer o monitoramento no local. No último sábado, foi encontrado um resquício de material viscoso no lado esquerdo da praia, e amostras foram coletadas para análise.

Colabore com o monitoramento

A AREMAC solicita a colaboração da população para denunciar qualquer evidência de óleo no mar ou outros poluentes. As denúncias podem ser feitas através do telefone (22) 2340-1062 ou pelo e-mail aremac.rj@hotmail.com.

Conclusão

O aparecimento de manchas de óleo na Prainha, em Arraial do Cabo, mobilizou as autoridades ambientais. Felizmente, a inspeção realizada pela equipe de monitoramento da AREMAC não encontrou óleo nas demais praias da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo. O ICMBio está monitorando uma mancha de óleo próxima à costa, enquanto o Ibama continua empenhado em identificar e localizar a mancha para eventual contenção. A Prefeitura de Arraial do Cabo informa que as praias estão limpas e liberadas para o banho. O Centro de Desastres Ambientais da Petrobras está realizando o monitoramento na Prainha e a população pode colaborar com o monitoramento denunciando qualquer evidência de óleo no mar ou outros poluentes.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Foto de Editorial GRDL

Editorial GRDL

Editorial do Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Últimas Notícias

Destaques