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Malwee Inova com Camiseta que Captura CO2 do Ambiente
A Malwee, uma das principais marcas do setor de moda brasileiro, anunciou uma inovação significativa no mercado: o desenvolvimento da primeira malha têxtil nacional com a capacidade de capturar dióxido de carbono (CO2) do ambiente. Essa tecnologia inovadora é fruto de uma colaboração com uma startup baseada em Singapura, possibilitando a retenção do gás, que contribui para o efeito estufa, e sua eliminação durante a lavagem das peças.
O impacto ambiental da indústria da moda é um tema de crescente preocupação, com emissões de carbono representando de 2% a 8% do total global, um dos principais fatores do aquecimento global e das mudanças climáticas. Visando contribuir de maneira efetiva para essa problemática, a Malwee, em parceria com a startup Xinterra, implementou a tecnologia COzTERRA no setor têxtil.
A tecnologia teve um período de dois anos de pesquisa e desenvolvimento em laboratório, adaptada da construção civil para as necessidades do mercado de moda. Cada camiseta tem a capacidade de capturar até 12 gramas de CO2 da atmosfera. Isso significa que 25 camisetas podem, em um único dia, absorver a mesma quantidade de CO2 que uma árvore adulta captura diariamente. Em razão dessa capacidade, a peça foi nomeada de “Ar.voree”.
O anúncio da tecnologia ocorreu em um evento especial, onde Audrei Russo, Diretora de Marcas Adulto do Grupo Malwee, apresentou a inovação na abertura da exposição “A Chain Of Women”, parte do programa Brazil Creating Fashion for Tomorrow, que marca o início da London Fashion Week.
Funcionamento da Tecnologia
A Malwee detalha que o funcionamento da nova malha é bastante simples: o tecido responsável pela captura do CO2 converte o gás em bicarbonato de sódio durante a lavagem, em contato com sabão em pó ou líquido. Esse processo dissolve completamente o CO2, e os agentes captadores são recarregados, permitindo que a camiseta continue a absorver mais CO2 em usos subsequentes.
Os consumidores que adquirirem as camisetas receberão orientações detalhadas sobre como utilizar, lavar e preservar as peças, assegurando que a eficácia da tecnologia se mantenha ao longo do tempo.
Compromisso Sustentável
Gabriela Rizzo, CEO do Grupo Malwee, destacou que, desde 2019, a empresa se tornou a primeira marca brasileira de moda a se comprometer com a campanha global Business Ambition for 1.5°C: Our Only Future, promovida pela ONU. Essa iniciativa tem o objetivo de incentivar grandes corporações a limitar o aumento da temperatura média global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais e a alcançar a meta de zero emissões de Gases de Efeito Estufa até 2050.
De acordo com Gabriela, a nova tecnologia de descarbonização representa um passo importante para concretizar esse compromisso. A Malwee já conseguiu reduzir em 37% suas emissões totais de gases de efeito estufa e agora com o lançamento da camiseta que captura CO2, transforma a malha em um aliado fundamental no combate às mudanças climáticas. “Estamos transformando um produto têxtil em uma solução para questões ambientais”, finaliza ela.
A previsão de lançamento da camiseta “Ar.voree” para o consumidor final é nos próximos meses. A marca promete que essa será a primeira ‘oferta democrática’ dessa tecnologia, visando tornar a moda parte da solução para a crise climática. “Apesar dos desafios, é viável imaginar um futuro onde a moda contribui para a sustentabilidade”, conclui a CEO.
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