Mais de 16 mil pessoas visitam Casa do Papai Noel em São Pedro da Aldeia

Casa do Papai Noel atrai mais de 16 mil visitantes em São Pedro da Aldeia

Casa do Papai Noel atrai mais de 16 mil visitantes em São Pedro da Aldeia

Após um mês de funcionamento, a Casa do Papai Noel de encerrou suas atividades com mais de 16 mil assinaturas no livro de visitas. A atração, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, fomentou o turismo local e atraiu crianças e famílias à Casa da Cultura para conhecer o Bom Velhinho e conferir de perto todo o encanto da tradicional exposição natalina. Este ano, o encerramento da Casa foi marcado pela realização do concerto natalino da Orquestra Sons da Aldeia, que reuniu mais de 50 músicos da cidade.

Sucesso da Casa do Papai Noel em

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, falou sobre o sucesso da edição 2023 da Casa do Papai Noel, que tradicionalmente marca a temporada natalina na cidade. “A gente fica muito feliz por encerrar mais uma edição de sucesso da Casa de Papai Noel. Tivemos uma temporada natalina de muita arte e de muita cultura, onde mais de 100 artistas brilharam na programação, seja no teatro, na dança, na animação cultural e na música. Nosso agradecimento ao prefeito Fábio do Pastel por todo o apoio a esse projeto, aos meus colegas secretários e toda a nossa equipe da Secretaria de Cultura, que trabalhou incansavelmente”, disse.

A Casa do Papai Noel ofereceu dezenas de atrativos, que materializam a magia e o encanto do Natal. No espaço, visitantes de dentro e fora da cidade puderam se encantar com as mais de 30 mobílias em estilo colonial, que reforçaram a atmosfera aconchegante e clássica. Os móveis e artigos decorativos foram confeccionados e revitalizados artesanalmente pelo elenco de artistas plásticos da Secretaria Municipal de Cultura.

Entre os destaques da exposição estiveram a fábrica de brinquedos do Bom Velhinho, a lareira e a biblioteca cenográficas, o carrossel, um presépio de 1,60 metros de altura em 3D e um relógio de pé que pertenceu à Câmara Municipal no século XIX – um dos destaques da decoração do quarto do Papai Noel. Pelo segundo ano consecutivo, a “Aldeia do Noel” ofereceu diversos cenários instagramáveis e mais brinquedos para a diversão da criançada.

Experiência alegre e acolhedora para visitantes

Professora da rede pública no Rio de Janeiro, Tamires Gomes veio da capital para passar férias em São Pedro da Aldeia e aproveitou para conferir a exposição ao lado da mãe, Maria da Glória Gomes, e do afilhado Ramon Queiroz, de 10 anos. “Nós viemos também no ano passado e é sempre uma experiência muito alegre, acolhedora e divertida. É uma cultura que a gente não vê no Rio de Janeiro. Então, chegar aqui e ver tudo isso é maravilhoso. A gente queria parabenizar a Secretaria de Cultura pelo projeto”, comentou.

Moradora da cidade há um ano, a mineira Gilseni Abreu também fez um passeio pela exposição acompanhada dos filhos e do genro. “A Casa está muito bonita. Para mim, o diferencial é o quarto do Papai Noel, que está muito bem montado, tem até a roupa dele no guarda-roupas. Ter uma exposição como essa é maravilhoso, porque traz um momento em família, atrai os turistas e as crianças também ficam muito entusiasmadas para conhecer e poder contar que estiveram aqui”, disse.

Quem também aproveitou o último dia da Casa do Papai Noel foi a família Fernandes, do bairro Jardim Soledade. “É a terceira vez que estamos vindo à Casa do Papai Noel nesta temporada. A Casa ficou lindíssima e muito aconchegante. Todos os meus netos já estiveram aqui, tiramos várias fotos. O concerto de encerramento foi lindo e as músicas muito emocionantes”, comentou Vera Lúcia, professora aposentada. “Eu já fui em Casas do Papai Noel de vários lugares, em Penedo, Petrópolis, mas a de São Pedro da Aldeia eu achei a melhor de todas. É um diferencial tremendo saber que foram os próprios artistas da cidade que fizeram esses enfeites. Normalmente, a gente pensa que se gasta uma fortuna, que é tudo comprado ou alugado, e aqui a gente vê um trabalho artesanal. Isso é muito legal”, complementou o filho, o bombeiro militar Marcos Paulo Fernandes.

Na oportunidade, o professor de música e regente da Orquestra Sons da Aldeia, Jorge Rafael Goes, aproveitou para convidar os presentes para prestigiar a agenda 2024 do conjunto, que vem promovendo não só o ensino de música para os alunos integrantes, mas também apresentações gratuitas em bairros, eventos e praças públicas da cidade. O próximo concerto está marcado para o dia 25 de janeiro, às 20h, na Casa do Artesão. “A Orquestra, como eu sempre falo, é dos aldeenses, é da cidade de São Pedro da Aldeia. Por isso, ocupar os espaços públicos e proporcionar o acesso de todos à música é o nosso grande compromisso”, destacou o regente.

A Casa do Papai Noel em São Pedro da Aldeia foi um verdadeiro sucesso, recebendo a visita de mais de 16 mil pessoas ao longo de sua temporada. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, proporcionou momentos de magia e encanto para os visitantes, que puderam vivenciar a tradição natalina de maneira única.

A exposição contou com diversos atrativos que encantaram crianças e adultos, como a fábrica de brinquedos do Bom Velhinho, a lareira e a biblioteca cenográficas, o carrossel e um presépio em 3D. Além disso, a decoração do quarto do Papai Noel foi um dos destaques, com um relógio de pé que pertenceu à Câmara Municipal no século XIX.

Todas as mobílias e artigos decorativos foram confeccionados de forma artesanal pelos talentosos artistas plásticos da Secretaria Municipal de Cultura, o que trouxe um charme especial à exposição. A atmosfera aconchegante e clássica foi reforçada pelas mais de 30 mobílias em estilo colonial.

Quarto do Papai Noel

O sucesso da Casa do Papai Noel foi evidenciado pela quantidade de visitantes, que superou a marca de 16 mil pessoas. Turistas de diferentes lugares e moradores da própria cidade aproveitaram a oportunidade para registrar momentos felizes ao lado da família e amigos. A exposição proporcionou uma experiência alegre, acolhedora e divertida para todas as idades.

A professora Tamires Gomes, que veio da capital para passar férias em São Pedro da Aldeia, destacou a alegria e a maravilha de poder vivenciar uma cultura natalina tão encantadora. Para ela, a Casa do Papai Noel é um projeto digno de elogios e parabenizou a Secretaria de Cultura pelo empenho e dedicação na organização do evento.

Moradora da cidade, Gilseni Abreu também elogiou a exposição, especialmente o quarto do Papai Noel, que estava muito bem montado e até mesmo exibia a roupa do Bom Velhinho no guarda-roupas. Para ela, a Casa do Papai Noel é uma oportunidade perfeita para desfrutar de momentos em família, atrair turistas para a cidade e proporcionar alegria às crianças.

A família Fernandes, que visitou a Casa do Papai Noel pela terceira vez nesta temporada, elogiou a decoração aconchegante e se encantou com o concerto de encerramento da Orquestra Sons da Aldeia. Para eles, a Casa do Papai Noel de São Pedro da Aldeia se destaca das demais devido ao trabalho artesanal dos próprios artistas da cidade na confecção dos enfeites, trazendo um diferencial significativo.

A Secretaria de Cultura também aproveitou a ocasião para convidar os presentes a prestigiar a agenda 2024 da Orquestra Sons da Aldeia, que oferece ensino de música para os alunos integrantes e realiza apresentações gratuitas em diversos locais da cidade. O próximo concerto está marcado para o dia 25 de janeiro, na Casa do Artesão.

A Casa do Papai Noel em São Pedro da Aldeia encerrou suas atividades com chave de ouro, atraindo um grande público e proporcionando momentos de encanto e alegria para todos. O evento foi um verdadeiro sucesso e fortaleceu o turismo local, consolidando-se como uma tradição natalina na cidade. As belezas da exposição e o trabalho artesanal dos artistas da região deixaram uma marca especial na memória dos visitantes.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]